Os mitos e mal-entendidos acerca da menopausa foram o tema central da tertúlia e da apresentação do novo livro de Cristina Mesquita de Oliveira, intitulado «Descomplicar a menopausa», que decorreu na Biblioteca Municipal de Castro Marim na sexta-feira, dia 19 de janeiro.

A obra foi apresentada pela autora do livro, que também desempenha o cargo de presidente da VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa, seguida da tertúlia com a participação da vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, da ginecologista especialista de menopausa, Anne Gompel, e da psicóloga clínica e da saúde, Lara Mendes.

Segundo as especialistas presentes, os primeiros sintomas da menopausa podem surgir por volta dos 45 anos e não existe um sinal específico para o seu início, sendo diferente de mulher para mulher.

Durante a sessão concluiu-se que é importante os médicos dirigirem a sua atenção para com a menopausa, para acompanharem as cerca de um milhão de mulheres que vivem atualmente esta fase, uma vez que em 800 médicos ginecologistas, existem apenas 18 especialistas nesta área.

Para o presidente do Município de Castro Marim, Francisco Amaral, médico de profissão, “há muito desconhecimento em relação a esta matéria” e salienta a necessidade dos profissionais de saúde de cuidarem destes casos com mais proximidade e atenção.

Esta sessão incluiu ainda um questionário sobre o tema, com o objetivo de ficar a saber os conhecimentos que os presentes têm sobre a menopausa, além de um momento de perguntas e respostas entre o público e as especialistas.

Os presentes ficaram a saber o que acontece ao corpo de uma mulher durante as três fases do processo de menopausa, o que esperar do mesmo, os efeitos mais comuns, porque se manifesta, as melhores maneiras de lidar com a situação e ainda linhas de orientação sobre os vários tratamentos disponíveis como a medicina tradicional e complementar.

Perante a manifestação da plateia sobre a falta de informação e de desmistificação acerca deste tema, o município de Castro Marim irá agendar uma nova sessão em breve em Altura.

Com um quadro de sintomas medicinais particular, importa sublinhar que a menopausa não é uma doença, mas sim uma etapa na vida da mulher, como a puberdade, mas que continua a ser alvo de preconceitos e de muita informação contraditória.