Iniciativa integra o projeto Odisseia Nacional

O Teatro Mascarenhas Gregório recebe no próximo dia 16 de março, pelas 21h30, a peça de teatro “Descobri-Quê?”. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem o cunho do Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito do projeto Odisseia Nacional. A entrada tem um custo associado de 4,00€ para maiores de 12 anos, estando os ingressos à venda na BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) e nos locais habituais.

Com texto e encenação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, “Descobri-quê?” é um espetáculo que, segundo o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), “pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português”.

De referir que o projeto Odisseia Nacional, dinamizado pelo TNDM, teve início em 2023, pretendendo disseminar a atividade artística do D. Maria por todo o país, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas. Em Silves, para além desta peça aberta ao público em geral, o projeto incluirá, ainda, dois laboratórios teatrais dirigidos à comunidade escolar e às associações culturais do concelho e uma peça dedicada à comunidade escolar.