A Câmara Municipal de Aljustrel vai lançar a concurso as obras denominadas «Estação de Tratamento de Águas Residuais» da Aldeia dos Elvas e do Carregueiro.

As intervenções são financiadas pelo PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com um valor estimado de 75 mil e 54 mil euros, respetivamente. O início dos trabalhos deverá ter lugar em Abril.

O tratamento das águas residuais (esgotos) e das águas de abastecimento (água potável) é da competência da AgdA - Águas Públicas do Alentejo, SA. Contudo, caso a população da localidade em questão seja inferior a 100 habitantes (para a água potável) e de 300 habitantes (para os esgotos), a responsabilidade reverte para as autarquias, como acontece nas localidades de Aldeia dos Elvas e do Carregueiro, que têm características eminentemente rurais e onde existe uma população inferior a 100 habitantes.

Atualmente as águas residuais destas duas localidades do Concelho de Aljustrel são tratadas numa fossa séptica. A requalificação das duas ETAR irá permitir melhorar substancialmente o tratamento das águas residuais provenientes da população do Carregueiro e da Aldeia dos Elvas, de modo a que possam ser descarregadas nas linhas de água cumprindo todos os parâmetros legais.

Tendo em consideração a população equivalente a ser servida pela estação de tratamento, a área disponível e os objetivos de qualidade de tratamento, a solução proposta enquadra-se no tratamento das águas residuais numa ETAR compacta, dimensionada para 75 habitantes equivalentes.

Estas duas ETAR vão assegurar o tratamento dos esgotos produzidos nestas pequenas localidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desta população e para a preservação da qualidade das massas de água e do meio ambiente, prioridades assumidas pelo município de Aljustrel para todo o concelho, independentemente da dimensão dos aglomerados.

 

Por: CM Aljustrel