O VIII Encontro Ibérico de Leitores Saramago chega já nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2023. Nesta edição, o palco é tripartido entre Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O objetivo da iniciativa tem sido sempre dar voz aos leitores de Saramago e divulgar a obra, a vida e o pensamento do escritor. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória.

Na sessão inaugural, que decorrerá no dia 10 de novembro, às 18h00 na Biblioteca Municipal de Castro Marim, terá lugar uma conferência proferida pelo Prof. Doutor Carlos Reis, intitulada «Os Outros Saramagos».

O primeiro dia termina com a exibição do documentário «José y Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes.

Ayamonte e Vila Real de Santo António acolhem, no segundo dia do Encontro, sábado, dia 11 de novembro, a participação ativa dos leitores de Saramago.

Ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, terá lugar a conferência de encerramento, conduzida por António José Borges, a partir da sua obra «Saramago - Da Cegueira à Lucidez». A programação do segundo dia encerra com a performance literária de Gisela Cañamero e Ricardo Madeira, a partir da obra «Todos os Nomes».

No último dia da iniciativa, a 12 de novembro, é proposta uma visita guiada, no âmbito da Rota Literária Saramago no Algarve, aos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

A exposição «Voltar aos Passos que Foram Dados», com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, integra também o programa do Encontro, podendo ser visitada nas três bibliotecas municipais que acolhem o evento.

O VIII Encontro Ibérico de Leitores Saramago é organizado pelas Câmaras Municipais de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago e o promotor da Aula Saramago - Diego Mesa, com o apoio do Ayuntamiento de Ayamonte, da Eurocidade do Guadiana e da Fundação José Saramago.

Poderá fazer a sua inscrição online através do link https://forms.gle/UHceHBLrHGWnWpDM7.