Um helicóptero EH 101, da Força Aérea Portuguesa efetuou, na madrugada de ontem 16 de janeiro, uma evacuação médica de uma passageira, de 70 anos e de nacionalidade inglesa, que se encontrava a bordo do navio de passageiros MS BALMORAL, a navegar a cerca de 64 milhas a sudoeste de Sagres.

Esta operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).

 A passageira apresentava vómitos com grandes quantidades de sangue, derivado de uma úlcera crónica, pelo que o CODU-Mar avaliou a situação como havendo necessidade de evacuação médica urgente. Após esta informação do CODU-Mar, o MRCC Lisboa solicitou a ativação de um meio aéreo para efetuar a evacuação.
 
Foi empenhado um EH-101, da FAP, que efetuou o resgate da passageira pelas 03h10, tendo aterrado no aeroporto de Figo Maduro pelas 04h10.  No aeroporto encontrava-se uma ambulância do INEM que encaminhou a doente para o hospital de Santa Maria.
 
O navio largou de Las Palmas no dia 14 de janeiro, tendo como destino o porto de Lisboa.

 

Por: Marinha Portuguesa