O antigo secretário de Estado da Saúde Carlos Martins vai presidir à Unidade Local de Saúde do Hospital de Santa Maria, disse à Lusa fonte do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O antigo secretário de Estado da Saúde do governo de Durão Barroso vai substituir Ana Paula Martins que, em meados de dezembro, apresentou a sua demissão do cargo de presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente.

Na altura, Ana Paula Martins, antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, revelou que não iria apresentar candidatura à presidência da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, o novo modelo de organização que a partir de 01 de janeiro reunirá os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente com os Cuidados de Saúde Primários do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte e Oeste (Mafra).

Carlos Martins, que vai assumir a presidência da ULS de Santa Maria, nasceu em 1961, licenciou-se em Relações Internacionais no Ramo de Relações Políticas e Económicas pela Universidade do Minho e desempenhou vários cargos políticos no PSD a nível regional e nacional.

Em 1990, ano em que foi pela primeira vez eleito vereador na Câmara Municipal de Portimão, chegou a membro do Conselho Geral do Hospital Distrital de Portimão, função que desempenhou até 1994, altura em que passou a presidir ao Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Entre 1992 e 1993 foi adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e adjunto do Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro. Em 1999 foi eleito deputado, tendo integrado a Comissão Parlamentar da Saúde e Toxicodependência e passou a integrar, em abril de 2002, o Governo social-democrata liderado por Durão Barroso como Secretário de Estado da Saúde.

 

Lusa