A partir da próxima segunda-feira, dia 13 de julho, poderá visitar, no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, a exposição "Os Expedicionários da Freguesia de Alte.

Soldados Louletanos na Grande Guerra 1914-1918".

Comissariada por Rui Velez, autor de uma obra homónima, editada em 2019, esta exposição surgiu no âmbito de uma iniciativa que visava a defesa e preservação da memória dos militares portugueses, que em diferentes
momentos e locais serviram Portugal.

Neste caso em particular, o cerne da exposição são os combatentes naturais da Freguesia de Alte, no Concelho de Loulé.

Entre 1914 e 1917, 123 jovens da Freguesia de Alte foram mobilizados para
aquela que hoje conhecemos como Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra de
1914/1918.

 Maioritariamente camponeses iletrados, partiram para Angola, Moçambique e Flandres, após um breve e apressado período de recruta.

Lutaram heroicamente, morreram alguns (poucos, felizmente) e outros voltaram com sequelas físicas e psicológicas que os acompanharam até ao final dos seus dias.

«Os Expedicionários da Freguesia de Alte. Soldados Louletanos na Grande Guerra de 1914-1918» é um tributo a esses 123 Altenses, permitindo igualmente aos seus descendentes partilharem um pouco da estranheza que os seus avós e bisavós terão sentido, ao serem arrancados da sua pacata freguesia e «atirados» para um ambiente tão violento.

Poderão também compreender melhor o heroísmo destes homens, que lutaram porque esse era o
seu dever, sem compreenderem porquê e em condições que eram totalmente diversas das do mundo em que tinham crescido.

Esta exposição estará patente até 31 de dezembro de 2020 e é visitável de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.