A cidade de Quarteira, em Loulé, vai ter em 2021 uma exposição que recua seis mil anos na história daquele território do litoral algarvio,

que é atualmente um destino turístico muito procurado, foi hoje anunciado.

A exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar – 6 mil anos de História de Quarteira”, tem inauguração marcada para 13 de maio de 2021, na antiga lota de Quarteira e vai agora começar a ser preparada ao abrigo de dois protocolos, assinados hoje, entre a Câmara de Loulé, a Direção Geral de Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Durante um ano e meio está prevista a realização de trabalho de inventariação e estudo de bens culturais para integrar a exposição, assim como de sessões com a população, numa perspetiva de envolvimento da comunidade, disse o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, durante a cerimónia de assinatura dos protocolos.

Segundo o autarca, trata-se de um "projeto ambicioso", que visa também contar "capítulos da história de Quarteira que não estão bem contados" e diversificar a oferta turística, que "precisa de assentar, também, na valorização do património cultural", relatando a identidade ligada ao mar, mas também, por exemplo, à agricultura.

No sentido de erguer a exposição, caberá ao município de Loulé assegurar o transporte dos bens culturais selecionados pelos comissários da exposição, emprestados pelo Museu Nacional de Arqueologia e outros, assim como custear a conservação e o restauro dos materiais arqueológicos, entre outras responsabilidades.

Já a Direção Geral de Património Cultural, tal como a Direção Regional de Cultura do Algarve, deverão colaborar na definição do conceito da exposição, na vertente museográfica e também na divulgação da exposição, entre outras atribuições, de acordo com os protocolos hoje celebrados.

Segundo a diretora regional de Cultura do Algarve, esta exposição tem também como missão "dar outra perspetiva ao turismo", contando a "antiguidade da história de Quarteira", sendo previsível que aborde igualmente o património imaterial do território.

"Esta não é uma terra recente dos grandes edifícios à beira-mar, tem um passado, não nasceu do nada", referiu Adriana Nogueira.

A cidade de Quarteira, no distrito de Faro, integra um território que possui vários vestígios do período romano, em Vilamoura, tendo durante séculos sido uma vila piscatória até à explosão do turismo algarvio, sendo hoje um dos destinos mais procurados da região.

A curadoria da exposição está a cargo de Rui Parreira, da Direção Regional de Cultura do Algarve, envolvendo dezenas de investigadores.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia do município de Loulé para a área cultural e segue a mesma filosofia da Exposição “Loulé - Territórios, Memórias e Identidades” que, entre 2017 e 2019, esteve patente ao público no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

 

Por: Lusa