Baltazar Guerreiro, natural de Alcoutim, residente em Loulé há mais de 4 décadas, diretor de uma empresa de chocolates regionais com base em produtos locais.

"Já em Loulé, para assistir ao espetáculo final do 69.º Troféu Mundial de Acordeão, recebi a notícia do falecimento do acordeonista algarvio Baltazar Guerreiro.
Natural de Alcoutim, Baltazar Guerreiro radicou-se em Loulé com 11 anos de idade. Começou a tocar acordeão com 6 anos de idade, ainda em Alcoutim, mas começou a ter maior projeção quando entrou para o Rancho Folclórico Infantil de Loulé.

Foi igualmente acordeonista do Rancho Folclórico de Boliqueime e do Rancho Folclórico da Luz de Tavira, tendo atuado em praticamente todo o território nacional e em países como a Dinamarca, Suécia, Suíça e Estados Unidos da América.
Editou o seu primeiro trabalho discográfico em 1988, tendo vendido mais de 10.000 unidades. Foi co-fundador da «Orquestra Arte & Música» e do Grupo de Música Popular «Albuhera» e integrou o «Quarteto de Fado Albuhera».
Era também um conhecido comerciante de Loulé, no ramo da ótica, e criador da marca «Chocofigo», que comercializada produtos regionais como o figo, a laranja e a batata doce com chocolate.
O Algarve perde, assim, um acordeonista ativo e voluntarioso, promotor da identidade cultural algarvia e um embaixador criativo dos produtos regionais.

 

Por cumprir ficou a nossa visita a Alcoutim, sua terra natal, a que continuava sentimentalmente ligado, para me desvendar fragmentos da sua história.
Os meus sentimentos à família enlutada.
Requiescat in pace."

Por: Nuno Campos Inácio