São João da Pesqueira será o Município convidado da XV edição da Feira do Porco Alentejano, que decorrerá de 24 a 26 de março, em Ourique.

A presença do Município de São João da Pesqueira, do Coração do Douro Vinhateiro, num momento em que o Douro ostenta o estatuto de Cidade Europeia do Vinho 2023 será uma oportunidade de valorização dos produtos regionais, dos territórios e das nossas comunidades rurais.

Num quadro de crescente relevância da capacidade produtiva dos territórios rurais, pelo capital de resiliência que significa para o país no reforço da soberania alimentar, pelo valor que acrescenta à economia nacional e pelo que representa de redução da pegada ecológica pela maior proximidade entre o local da produção e o de consumo, o Município de Ourique acolherá a participação do Município de São João da Pesqueira como a Autarquia Local convidada da XV Edição da Feira do Porco Alentejano, numa oportunidade para sublinharmos a relevância da ruralidade e do nosso potencial produtivo diferenciado.

São João da Pesqueira encontra-se no coração da primeira região vinícola demarcada do mundo, onde nasce o famoso Vinho do Porto e vinhos de mesa de prestígio incomparável.

As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.

Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos espalhados por todo o concelho.

A existência de palácios brasonados, igrejas seculares abonadas em história e cultura testemunham diferentes épocas da história.

Para além de todo o património edificado, esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens de vinhedos, de amendoeiras em flor e com o rio Douro como raiz e identidade.

João da Pesqueira, orgulha-se de deter o Foral mais antigo de que há memória, anterior à criação da nacionalidade portuguesa, que era determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da população, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes.

Todas estas singularidades ficam marcadas e reconhecidas em 2001 com a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Com cerca de 20% S. João da Pesqueira é o concelho com maior área classificada.

De 24 a 26 de março, o melhor do Douro junta-se ao melhor do Baixo Alentejo.