Decorreu hoje, às 10h30, a sessão solene de abertura de mais uma edição do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza, no Forte do Beliche, em Sagres, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e do Vice-reitor da Universidade do Minho, José Mendes. O evento que decorre até domingo, dia 4 de outubro, envolve várias empresas locais e proporciona atividades em vários pontos do município.

Segundo o Presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, “este evento, pioneiro no país, foi uma aposta ganha ao nível da promoção do turismo de natureza no concelho. Apesar de algumas pessoas não terem acreditado na aposta do município, com muita persistência, foi possível desenvolver um evento que já é referência no país e que ganha cada vez mais projeção internacional. A nomeação de Vila do Bispo como Município do Ano Portugal 2015, pela organização deste Festival, é um bom exemplo da projeção mediática que conseguimos ao longo das últimas edições. Este prémio acresce maiores responsabilidades à organização em preservar a qualidade e autenticidade do evento”.

Nas palavras de José Mendes, Vice-reitor da Universidade do Minho e Presidente do Júri “Prémios Município do Ano”, “é importante alguém olhar para os ativos territoriais que podem combater a sazonalidade da região. O trabalho que tem sido desenvolvido neste evento tem contribuído para projetar a marca Sagres.”

A cerimónia contou ainda com a presença de Luís Miguel Paixão, Presidente da Junta de Freguesia de Sagres, Valentina Calisto, Diretora do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, Luís Costa, Diretor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Manuel Vieira, membro da Direção da Almargem.

Até dia 4 de outubro ainda é possível efetuar inscrição na sede do evento, no Forte do Beliche, em atividades de várias temáticas, que poderá participar sozinho, com amigos ou em família. Ateliers de educação ambiental, observação de golfinhos ou aves, passeios a cavalo, caminhadas pedestres, mini-cursos sobre vários temas, visitas guiadas sobre a história de Sagres, passeios interpretativos de flora, geologia e arqueologia, sessões de anilhagem de aves, passeios orientados por pessoas locais, várias palestras que darão a conhecer projetos de conservação são apenas algumas das atividades disponíveis durante os quatro dias do festival. A complementar as atividades de natureza e para proporcionar momentos de descontração, estão também previstas sessões de yoga, alongamentos e massagens.

O evento promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, juntamente com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e com a Almargem acontece nesta altura do ano para coincidir com a época alta da migração outonal, altura em que as aves migradoras abandonam o nosso país rumo às terras quentes de África. Celebra-se também a nível europeu, nesta mesma altura, o fim-de-semana de Observação das Aves.

 

 

Por CM Vila do Bispo