8 e 9 de março em Castro Marim

Festival que celebra a Identidade, Memória e Paisagem de Castro Marim traz dois dias de concertos, vídeo, instalações e conversas.

Nos dias 8 e 9 de Março diferentes espaços da vila acolhem músicas e artes contemporâneas com artistas de Portugal, Noruega, Chéquia e Itália.


O projeto Particular Universal, que ao longo dos dois últimos anos levou até Castro Marim residências artísticas, teatro documental e arquivismo sonoro, chega ao seu fim oficial nos dias 8 e 9 de março, com a realização de um festival que mostra trabalhos de vários dos artistas que integraram o projeto, realizados em diálogo com a identidade, tradições e paisagens visuais e sonoras do Concelho do sotavento algarvio.

O festival espraia-se por vários dos espaços centrais da vila de Castro Marim, como a Igreja do Castelo, o Auditório da Biblioteca Municipal, o Posto de Turismo e a taberna medieval “Velho Cavalinho”, estendendo-se também ao Auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em pleno estuário do Guadiana, sendo todos os eventos de entrada livre.

Do programa constam a exibição de filmes dos artistas Knut Olaf Sunde e Odete, a difusão da obra “Numa Corrente Salgada” de Magdaléna Manderlová, e a apresentação do trabalho  da última artista em residência no âmbito do projeto, a italiana Marta de Pascalis. Lugar ainda para concertos de Adriana João & Polido, Maria Reis e O Morto, assinalando-se também uma conversa pública com artistas e membros das organizações responsáveis pelo projeto: OUT.RA - Associação Cultural, Filho Único, Teatro do Vestido e a norueguesa nyMusikk, bem como o Município de Castro Marim.

O projeto Particular Universal, recorde-se, é financiado pelo Programa Cultura do mecanismo EEA Grants, tendo lançado no passado mês de novembro o Arquivo Sonoro de Castro Marim, que pode ser consultado em www.arquivosonorocastromarim.pt
 

Particular Universal