O Foral Novo de Aljezur, concedido pelo rei D. Manuel I, na data de 1 de junho de 1504 foi alvo de uma intervenção de salvaguarda.
Este documento histórico que a par do documento de arquivo do Arquivo Nacional Torre do Tombo, o Foral de Aljezur, concedido pelo Rei D. Dinis a 12 de novembro de 1280, estiveram, recentemente, em exposição “A identidade do Algarve – Forais, Alvarás e Cartas Régias”, no Espaço+.
 
Após essa iniciativa que assinalou as “Comemoração da Semana Internacional dos Arquivos no âmbito da adesão do Município de Aljezur à Rede de Arquivos do Algarve, procedeu-se à avaliação de conservação do estado do Novo Foral, que apresentava alguns sinais de degradação, próprios do passar do tempo, nomeadamente, deformações e pequenas manchas na superfície do pergaminho e problemas de estabilidade química nas ferragens existentes nas pasta da frente e verso, observando-se a oxidação da liga metálica sobretudo nos elementos decorativos.
 
Este Foral Manuelino que é de extrema importância para o nosso concelho é um documento histórico ímpar e ficará assim mais protegido para ser perpetuado no tempo.