«Gestão da Floresta e da Paisagem do Algarve: Desafios para Produtores e Gestores Florestais», é o mote para o Seminário que tem lugar, esta quinta-feira, em Caldas de Monchique, no Hotel Monchique Resort & SPA.
Trata-se de uma iniciativa, organizada pela Forestis - Associação Florestal de Portugal, que visa debater a floresta e território, no contexto das políticas recentes de gestão integrada dos fogos rurais e da gestão da paisagem e ordenamento do território. 
 
A sessão de abertura, às 9h00, será presidida por Carlos Duarte, presidente da Forestis, seguindo-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves.
 
Para o Presidente da Forestis é fundamental ouvir os protagonistas e especialistas da região e, com eles, alinhar objetivos para concretizar no futuro. ”Em conjunto com as associações florestais da Região, podemos ajudar à implementação de medidas de capacitação e elaboração de proposta técnicas e políticas que venham beneficiar os proprietários florestais e a floresta da região do Algarve”.
 
Carlos Duarte defende que continuar a mobilizar os pequenos proprietários florestais em torno das Associações Florestais “é essencial para enfrentar desafios como a valorização económica da floresta e da paisagem. Sem uma economia vigorosa é difícil aos territórios rurais superar com êxito o risco de incendio ou a gestão do solo e da água num contexto climático adverso. Por isso o programa inclui sessões de demonstração que vão mostrar boas práticas e novas ferramentas de gestão florestal”.
 
“A Forestis, está convicta que esta iniciativa permitirá aos proprietários florestais conhecer práticas que vão melhorar a produtividade florestal e por outro perceber melhor as necessidades locais que lhe permitirão formular e apresentar medidas de política publica que tragam mais e melhor investimento à Floresta na região do Algarve e melhores condições para o desempenho do associativismo florestal”, avança o Presidente da Forestis. 
 
 “A Floresta da Paisagem” e o “Associativismo e a multifuncionalidade da Floresta“, são as duas temáticas em destaque neste Seminário, que reúne um painel ilustre de oradores, ( consultar programa em anexo).
 
Estarão representadas a Associação de Produtores Florestais do Baixo Guadiana, (Cumeadas), Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (Aspaflobal) e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC). 
O evento contempla uma visita de campo ao início da tarde.
 
O seminário, que conta com o envolvimento da The Navigator Company, Universidade do Algarve e GEOTA, é dirigido a produtores florestais, gestores florestais, proprietários florestais, autarcas, técnicos e investigadores, estudantes e público em geral.
 
 
 
 
Por: Forestis