Aprender a programar de forma divertida, interativa e didática é o desafio que o Forum Algarve, centro comercial gerido pela Multi Portugal, coloca aos mais jovens em mais duas edições de workshops de programação, agendadas para fevereiro e março.
Dirigidos a crianças entre os 5 e os 10 anos, os workshops vão centrar-se em Scratch, uma das linguagens de programação mais populares do mundo e considerada a abordagem ideal para quem quer dar os primeiros passos na criação de aplicações, jogos e animações, de uma forma simples e divertida. Esta plataforma tem a particularidade de ter uma abordagem de programação visual, onde a aprendizagem poderá melhorar o futuro das nossas crianças. Ao invés da programação tradicional, desenvolvida em código, os utilizadores de Scratch programam arrastando e encaixando blocos de comandos, como se se tratasse de uma construção em Lego, para criar sequências de ações de uma forma lógica.
Os workshops são totalmente gratuitos e vão realizar-se nos dias 17 e 18 de fevereiro e 16 e 17 de março, no horário 11h – 13h e 15h-20h, no Piso 0 em frente ao café Nata Lisboa.
Promovidos em parceria com a Essência d`Afetos, representante da Happy Code no Algarve, os workshops pretendem levar os mais pequenos a contactar com conceitos de lógica, estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências tecnológicas, tão relevantes para o mundo atual.
Para Sérgio Santos, diretor do Forum Algarve, “Eventos inovadores e que promovam a criatividade dos mais novos, como é o caso deste evento, são uma aposta reforçada do Forum Algarve para 2024. Na sequência da grande adesão no evento em 2023, decidimos reforçar e trazer este ano 2 fins de semana dedicados a estes workshops, de participação gratuita. O desenvolvimento de competências na área digital é reconhecido como um passo essencial na formação das crianças e estes workshops espelham, de uma forma feliz, a abordagem que procuramos ter na animação para as crianças, aliando sempre entretenimento com conhecimento”.
Forum Algarve, onde a diversão em família fica mesmo aqui tão perto!
LPM