A Câmara Municipal de Faro reuniu, no passado dia 14 de março, o Conselho Local de Ação Social de Faro, ao qual se juntaram, às atuais 104 entidades parceiras, três novas organizações sem fins lucrativos,

a Prometo Viver – Associação Gonçalo Assunção;  a AEQUUM – Apoio à Inclusão LGBTI + e a Fundação da Criança e da Juventude – S. Tomé e Príncipe, que deram a conhecer a sua missão, objetivos e intervenção, reforçando a coesão desta rede social. Esta é a primeira vez que uma instituição social com sede fora do território nacional se junta à rede social do concelho. 

Durante o plenário, foi feito o ponto de situação dos projetos Garantia para a Infância, que visa  desenvolver redes de apoio à infância e juventude e Radar Social - sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação, cujo início de atividade está previsto para abril,  com término em março de 2026. 

Foram também ouvidas a YMCA Portugal, que apresentou um projeto de capacitação das instituições sociais e a Deco - Delegação de Faro que apresentou os serviços protocolados com o Município de Faro, disponíveis para munícipes e instituições. 

A sessão de trabalhos contou ainda com a visualização do vídeo "Não se aceita, ponto! -  Campanha Nacional de Prevenção da Violência ao Longo do Ciclo de Vida", promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em parceria com a DGEst e DGS, que visa alertar os cidadãos para o impacto de se viver em ambientes de violência, sensibilizando para a urgência de quebrar ciclos de violência inter-geracional.  O vídeo pode ser visualizado na página da CNPDPCJ em https://www.cnpdpcj.gov.pt/noticias?newsId=124785

A sessão de plenário terminou com o apelo à participação e divulgação do Orçamento Participativo de Faro, que se encontra em fase de votação e decorre, online, até ao próximo dia 31 de março, em https://op.cm-faro.pt/projetos.