A Fundação Irene Rolo nasce da vontade de uma mulher, Irene Dulce da Palma Arez Rolo, que transformou um desgosto de amor de uma vida de 92 anos, num ato de amor ao próximo.

«Comemoramos este ano 40 anos, sempre a honrar a memória de quem, com espírito de solidariedade, deixou uma semente de abnegação e amor lançada na comunidade de Tavira», escreve em comunicado a fundação.

«São quatro décadas ao serviço das pessoas com deficiência e suas famílias, bem como de outros públicos vulneráveis, sempre a ajudar e a transformar vidas», completa.

A Fundação Irene Rolo «nestes últimos anos enfrentamos uma crise económica, uma pandemia e agora uma guerra tão próxima de nós, mas esta é também a razão da nossa existência como instituição. As mudanças sociais emergentes contribuem de forma significativa para a adequação de práticas de intervenção social, de funcionamento e reorganização dos apoios que prestamos e da forma como apreendemos o mundo».

Para assinalar o aniversário, a fundação irá, longo do ano, dinamizar um conjunto de iniciativas:

- Campanha amig@s FIR, que tem como objetivo garantir uma maior proximidade com a comunidade. Através de um donativo periódico, os/as amig@s FIR poderão envolver-se na dinâmica da entidade, contribuindo para projetos específicos na área da inclusão social.

- Concerto de aniversário com o Quinteto da Orquestra de Jazz do Algarve, que decorrerá no dia 30/04/2022, no Mercado da Ribeira de Tavira. Nesta iniciativa onde são convidados a participar utentes, famílias, colaboradores e parceiros, iremos celebrar 40 anos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

«Com os olhos postos no futuro, deixamos a certeza que continuaremos a lutar por um mundo onde se valoriza a diversidade em detrimento da discriminação. Esta palavra que tanto destrói dentro de quem não escolheu ser diferente. Mas nada disto importa quando nos mostram o significado da palavra superação», termina.