O que fazer quando se muda de casa e se passa a ter gás natural, em vez da tradicional botija de gás? O primeiro passo é contactar uma entidade inspetora de gás e requisitar uma inspeção, até para evitar, por exemplo, riscos de incêndio. Seguem-se, depois, as inspeções periódicas, que no caso de edifícios residenciais devem ser efetuadas de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Mudei de casa recentemente e, pela primeira vez, tenho gás natural e não de botija. Não sei como devo solicitar a inspeção às instalações de gás, nem tão pouco a quem me devo dirigir. Podem informar-me?
As inspeções às instalações do gás estão previstas na lei e a forma como devem acontecer também. Logo no final da construção da casa e antes do abastecimento do gás natural são realizadas as inspeções iniciais que asseguram a normal fornecimento deste serviço.
De seguida, temos as inspeções periódicas que são as mais comuns. A periodicidade com que devem ser feitas as inspeções varia consoante o tipo de edifício. No caso de edifícios residenciais deve ser efetuada de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação.
Por último, existem as inspeções extraordinárias que ocorrem sempre que se verifiquem determinadas circunstâncias, como, por exemplo, quando houver reconversão da instalação para gás natural e sempre que ocorra uma fuga de gás ou interrupção por existência de defeito na instalação.
Perguntas-nos como deves proceder. Certamente quando mudaste de casa, celebraste um novo contrato de prestação de serviço, logo terás de solicitar a inspeção. Nesse sentido, deves contactar uma entidade inspetora de gás e requisitar uma inspeção fornecendo os dados necessários correspondentes ao teu caso. É importante que consultes a listagem das entidades inspetores no site da DGEG.
No dia da inspeção deves garantir que:
- Os contadores de eletricidade e de água estão ligados;
- Os aparelhos estão preparados para receber gás natural e estão ligados à instalação;
- O exaustor deve estar a funcionar durante o horário da visita para a inspeção;
- Se instalaste recentemente um novo sistema de aquecimento central a gás ou um novo equipamento a gás (caldeira, esquentador ou outro), deves garantir ainda a presença do técnico da empresa instaladora para que se possa realizar o teste de monóxido de carbono (CO).
Não te esqueças de solicitar à entidade inspetora um certificado de inspeção válido.
Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 ou do email deco@deco.pt. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.