GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Gama como apelido deve provir de topónimo. Assim se chama a capital do município de Bárcena de Cicero na Cantábria…

Álvaro Anes da Gama, por ser o mais antigo do apelido que se conhece, é considerado como o “patriarca” desta geração (fig.). Desconhece-se se veio da Cantábria, mas viveu em Olivença e participou, como cavaleiro de D. Afonso III (1246-1279) na reconquista do Algarve (1249).

João Álvares da Gama foi filho de Álvaro Anes e casou com Guiomar Cogominho, de Évora. Foi contemporâneo de D. Dinis (1279-1325) e esteve na batalha do Salado (1340) que opôs D. Afonso XI, Rei de Castela (1312-1350) e o seu sogro D. Afonso IV (1325-1357) Rei de Portugal, aos Mouros.

Álvaro Anes da Gama esteve com João Álvares, seu pai, na Batalha do Salado e viveu até ao reinado de D. Fernando (1367-1383). Álvaro era natural de Olivença e passou ao Algarve (Quinta da Rua, talvez em Salir), onde casou com Maria Esteves Barreto, irmã de Vasco Estevez Rooaz. Foram pais de Estêvão Vaz da Gama, de Afonso Anes da Rua, de Diogo da Gama e de Ayres da Gama.

Estêvão Vaz da Gama foi casado com Catarina Mendes, que enviuvou aos treze anos. Tiveram um filho chamado Vasco da Gama. Outro Estêvão da Gama, filho do anterior Vasco da Gama, foi Alcaide-mor de Sines e casou com Isabel Sodré (filha de João Sodré e de Isabel Serrão), donde nasceram Paulo e Vasco da Gama descobridores do caminho marítimo para a Índia, em 1498. Paulo morreu nos Açores, quando voltava da expedição á Índia e o Almirante Vasco da Gama, teve descendência do seu casamento com Catarina de Taíde (filha do Alcaide-mor de Alvor, Álvaro de Taíde e de Maria da Silva).

Afonso Anes da Rua, filho de Álvaro Anes da Gama e de Maria Estevens foi o patriarca dos Rua(s), apelido que tirou da Quinta do mesmo nome.

Ayres da Gama, outro filho de Álvaro Anes e de Maria Estevens, foi bisavô de Luís de Camões (Mascarenhas Barreto, 1988), o qual nasceu no ano da morte de Vasco da Gama, herói dos Lusíadas e seu primo em terceiro grau (a corrigir no título “Rua”).