Já foi colocado em Ourique o Helicóptero Bombardeiro Ligeiro que integra o dispositivo de combate aos incêndios rurais e que, em anos anteriores, se revelou fundamental no ataque inicial a focos de ignições nos territórios do sul do Baixo Alentejo.

Ourique, Beja, o país e o mundo enfrentam um enorme desafio de saúde pública que coincide com um período do ano em que o risco de incêndio assume uma tradicional relevância acrescida, por maior que seja esforço de prevenção e limpeza que tenha sido realizado.

A reforma do modelo de gestão dos meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), no âmbito da capacitação do sistema de gestão integrada de fogos rurais, confiou à Força Aérea o comando e a gestão centralizada dos meios aéreos de combate a incêndios rurais por meios próprios do Estado ou outros que sejam sazonalmente necessários.

A Diretiva Operacional Nacional n.º 2 – DECIR 2020 estabelecia a permanência de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro em Ourique, no Distrito de Beja, a partir do dia 15 de maio, no  nível II, o que não aconteceu, tendo o Município de Ourique manifestado ao Governo (Ministério da Defesa Nacional e Ministério da Administração Interna) a sua preocupação com a situação, num contexto em que as expressões das alterações climáticas se continuam a manifestar no território, com baixos níveis de precipitação.

Num momento em que estamos confrontados com o desafio da pandemia, o posicionamento deste meio aéreo reforça a capacidade de combate a eventuais ocorrências e tranquiliza os que vivem e trabalham neste território.

O Município de Ourique reafirma a confiança nas Mulheres e Homens que integram o dispositivo de proteção e emergência para atacar esta época especial de incêndios rurais, desejando a todos uma jornada em segurança e com poucas ocorrências.

O Município de Ourique apela aos cidadãos para não adotarem comportamentos que ampliem os riscos de incêndio, num período em que, por tradição, se registam elevadas temperaturas e os terrenos apresentam uma menor presença de humidade.

Portugal sem fogos, depende de todos nós.

 

Por: CM Ourique