No passado dia 20 de março, decorreu a Reunião da Comissão da Região de Turismo do Algarve e uma visita ao Hotel pioneiro do selo «Save Water», localizado no Hotel Quinta do Lago, em Almancil.

Este evento sucedeu à apresentação pública do selo “Save Water”, realizada no dia 18 de março. O Hotel Quinta do Lago assumiu a liderança ao ser um dos primeiros empreendimentos turísticos a aderir à ação de sensibilização para a eficiência hídrica.

O compromisso do setor turístico é crucial na adoção de medidas que visam reduzir o consumo de água em 15%, um desafio especialmente relevante para a região devido à sua dependência deste recurso.

O Turismo do Algarve lançou o desafio: junte-se a nós nesta missão para um uso eficiente da água no Algarve e adira ao selo “Save Water”.

Daniel Alexandre do Adro, Diretor Geral do Hotel Quinta do Lago, anunciou que a instituição já implementou 19 das 60 medidas de segurança identificadas. Daniel do Adro afirmou que "identificamos 19 medidas que temos completa segurança que estão implementadas e há outras 10 que estamos convictos que já estão implementadas, mas que quero ainda ter a certeza absoluta antes de o anunciar. Isso representa um marco significativo, com 50% das medidas já cumpridas, referindo ainda que provavelmente um compromisso a mais longo prazo, após a época alta, porque implicam obras, já teremos perto de 90% das medidas implementadas."

Além disso, Daniel do Adro abordou a preocupação dos associados em relação ao financiamento das medidas, mencionando que "a questão do financiamento, felizmente, foi uma boa notícia que recebemos agora."

Essas declarações refletem o compromisso contínuo do Hotel Quinta do Lago com a segurança e bem-estar de seus hóspedes e funcionários, destacando seu progresso significativo na implementação das medidas de segurança recomendadas.

O Hotel Quinta do Lago, localizado em Almancil, Algarve, está a implementar medidas revolucionárias para promover a conservação de água nas suas instalações. O hotel está a abandonar extensas áreas de relva em favor de alternativas mais sustentáveis, como cobertura permanente de rocha vulcânica ou relva artificial, eliminando assim o consumo de água associado à manutenção de relvados.

Além disso, o hotel realizou tambem importantes melhorias de infraestrutura, como a substituição de bicos e aprimoramento da canalização, garantindo zero perdas de água durante o processo de distribuição. Essas mudanças não apenas visam a eficiência a curto prazo, mas são consideradas medidas permanentes para reduzir o impacto ambiental.

O compromisso do Hotel Quinta do Lago com a conservação de água vai além das suas próprias instalações. A administração está a implementar medidas semelhantes no jardim voltado para a Ria Formosa, garantindo que a área de lazer dos clientes também seja ecologicamente responsável.

Em relação ao abastecimento de água, o hotel possui um furo próprio exclusivamente para rega, utilizando um sistema de rega gota a gota nas espécies adequadas ao clima local. Embora estejam em discussão alternativas de fornecimento de água, o hotel está focado em soluções internas para reduzir o impacto ambiental.

André Gomes, presidente da RTA e porta-voz da campanha Save Water, mostrou a sua confiança na adesão abrangente dos hoteleiros às medidas de poupança de água propostas. André Gomes destacou o compromisso das associações hoteleiras e dos próprios estabelecimentos na elaboração e implementação das 60 medidas delineadas em colaboração com a Agência de Desenvolvimento do Algarve.

As medidas abrangem uma vasta gama de áreas, desde a substituição de equipamentos como torneiras e autoclismos até a reconversão de espaços verdes, com o objetivo de tornar as unidades hoteleiras menos dependentes de água ao longo do ano. André Gomes destacou que muitas dessas medidas já estão a ser implementadas em grande parte dos estabelecimentos da região.

Para apoiar financeiramente os estabelecimentos que enfrentam dificuldades para implementar as medidas, foi criada uma linha de apoio de 10 milhões de euros para os aderentes ao Save Water.

O Turismo de Portugal disponibilizou ainda um valor adicional de 50 milhões de euros, focado na sustentabilidade, na eficiência energética e na eficiência hídrica, que permitirá que as empresas se candidatem imediatamente a financiamento.

Com os recursos disponíveis, espera-se que as empresas do setor turístico do Algarve avancem rapidamente na implementação das medidas de conservação de água, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental da região. As declarações de André Gomes refletem a importância atribuída pelo setor turístico à preservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável da região do Algarve.