Os resultados do inquérito "Balanço verão 2025" da AHP, relativos ao período entre junho e setembro, afirmam que o “Algarve é a estrela do verão de 2025”, segundo a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.
O preço médio por quarto no Algarve subiu para 206 euros e a taxa de ocupação para 88%, mantendo a liderança de preços, enquanto Lisboa manteve o preço médio por quarto nos 176 euros, tendo a ocupação média subido para 86%.
“Estamos a entrar num planalto em Lisboa e não vamos assistir a um aumento nem de taxa de ocupação nem de preço”, afirmou a vice-presidente da AHP.
Cristina Siza Vieira destacou o aeroporto de Lisboa como um dos entraves ao crescimento das estadias na cidade, tendo em consideração que a estrutura já está a operar no limite.
“Não me parece que a tendência da hoteleira será baixar preços”, ressalvou a dirigente quando confrontada com a estagnação em Lisboa.
A descer encontram-se os Açores, cuja taxa de ocupação baixou para 86%, não obstante, o preço médio por quarto subiu para 143 euros.
Na mesma linha, a região centro também viu reduzida a taxa de ocupação para 56%, contudo o preço médio por quarto aumentou para 109 euros.
De acordo com os dados do inquérito da AHP, o preço médio por quarto subiu em todas as regiões do país à exceção de Lisboa.
A região com a taxa de ocupação mais elevada voltou a ser a Região Autónoma da Madeira com 91%.
Os dados do inquérito revelam uma evolução favorável dos “Proveitos Totais” a nível nacional, com 70% dos hoteleiros a indicar que os proveitos totais foram “Melhores” ou “Muito Melhores”, face a 2024.
Sendo os melhores resultados registados na Madeira e no Algarve, com 97% e 95% dos inquiridos, respetivamente, a indicarem resultados superiores aos do ano anterior.
Em sentido contrário, registaram-se sinais de abrandamento nas regiões do Centro, Lisboa e Oeste e Vale do Tejo, onde uma parte significativa dos hoteleiros referiu proveitos “Piores” ou “Muito Piores”, face a 2024.
Quanto aos mercados emissores, os principais mercados, no verão de 2025, foram Portugal, apontado por 81% dos inquiridos como estando entre os três com maior expressão, seguido do Reino Unido com 55% e os EUA com 45%.
Quanto aos canais de reserva, a Booking mantém a liderança para 96% dos inquiridos, com 78% a indicar os ‘websites’ próprios dos hotéis e 40% a Expedia.
O inquérito “Balanço verão & Perspetivas outono 2025” foi realizado entre 25 de setembro e 10 de outubro, pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas, junto dos empreendimentos turísticos associados da AHP.
As respostas foram obtidas de 394 empreendimentos turísticos, sendo o intervalo de confiança de 95% e a margem de erro 4,4%.
Lusa