A iniciativa contempla uma programação diversificada, desde curtas e longas-metragens, documentários, incluindo ainda workshops, conferências, exposições e música.
O objetivo é divulgar produções cinematográficas que abordem o tema «fronteiras», sejam físicas, emocionais, geográficas, sexuais, religiosas, entre outras.
No concelho de VRSA as atividades terão lugar no Espaço Mariani – Casa da Cultura de Monte Gordo, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e na Sala CA2 do Centro Cultural António Aleixo. Já em Ayamonte, as exibições serão projetadas na Casa Grande.
Tendo como mote a promoção cinematográfica, o festival pretende ainda aumentar a dinâmica cultural na raia que liga Portugal e Espanha, no Algarve, divulgando autores nacionais e internacionais com produções de qualidade.
Além de permitir aos cineastas apresentar os seus trabalhos, o certame aposta também na formação de públicos, mantendo um contacto próximo com as escolas, clubes e associações.
A mostra é organizada pela Associação Cultural Fronteiras e conta com o apoio dos municípios de Vila Real de Santo António e Ayamonte, a Fundação AVA, a Junta de Andaluzia e o Programa Erasmus +.
Por: V. Real S. António