José Carlos Rolo, presidente da autarquia, afirmou que esta Gala “trata de considerar o futuro da sociedade, mostrar as suas conquistas, os seus feitos e a sua existência”.
O evento contou, igualmente, com uma visita virtual às futuras instalações do Gabinete da Juventude, um espaço que visa apoiar o desenvolvimento pessoal e artístico dos jovens. O rapper Don Lui e a vencedora da 2.ª edição do “Talentos de Albufeira”, Ru8y, subiram ao palco e animaram a cerimónia.
Mais de duas centenas de jovens viram o seu mérito e excelência reconhecidos na III Gala da Juventude de Albufeira, na passada sexta-feira, 26 de setembro, no Auditório do Hotel Kimpton Atlântico Algarve.
Das artes visuais à música, passando pela participação cívica, pelo associativismo e pelo sucesso académico, “esta Gala da Juventude trata de considerar o futuro da sociedade, mostrar as suas conquistas, os seus feitos e a sua existência”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, durante o seu discurso na abertura da cerimónia. O edil sublinhou ainda o papel fundamental da educação como aposta no futuro do concelho.
“‘Eduquem as crianças para que não seja necessário punir os adultos’, disse Pitágoras há milhares de anos, e esta mensagem mantém-se atual. A educação não se limita ao que acontece dentro da sala de aula, é, também, tudo o que se passa na envolvência desse espaço, na comunidade, junto da família e nas associações. Só assim conseguimos formar adultos mais justos, mais tolerantes, mais saudáveis e mais empáticos”, concluiu.
A Gala arrancou com a entrega dos prémios da 3.ª edição do concurso “Jovens + Criadores”, uma iniciativa que visa promover o talento artístico local. Foram reconhecidos 10 jovens nas categorias de pintura, ilustração, fotografia, escrita e audiovisual, organizados em dois escalões etários. A música teve também um lugar de destaque com a entrega dos prémios aos vencedores do 2.º concurso “Talentos de Albufeira”, uma competição para bandas ou artistas residentes no concelho sem contrato discográfico.
Com o objetivo de apoiar a continuidade do seu percurso artístico, os vencedores de ambos os concursos receberam, para além do reconhecimento público, um prémio monetário.
Seguiu-se a atribuição dos Prémios de Mérito Associativo e Comunitário entregues a jovens indicados por associações culturais, desportivas, profissionais e sociais do concelho. Estes foram distinguidos pelo seu sentido de responsabilidade, ética e competências interpessoais, valores que fortalecem e desenvolvem o tecido comunitário.
A encerrar, foram entregues os Prémios de Mérito Escolar, que distinguiram dezenas de alunos do 2.º e 3.º ciclo, bem como do Ensino Secundário, dos vários agrupamentos de escolas concelhios, que indicaram estes alunos pelo seu desempenho académico.
A cerimónia incluiu ainda uma visita virtual às futuras instalações do Gabinete da Juventude. “A nova infraestrutura pretende reforçar a resposta às preocupações e expectativas dos jovens do concelho, num espaço multifacetado que promova o desenvolvimento pessoal, cultural e social”, avançou Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Juventude. O autarca revelou que “voltar a homenagear centenas de jovens é a demonstração de que estamos a fazer o caminho certo” e reconheceu “o papel fundamental dos pais neste percurso” garantindo que “podem confiar no Município como motor de desenvolvimento destes que vão ser os homens e mulheres de amanhã”.
A animação do evento ficou a cargo do rapper albufeirense Don Lui e da vencedora da mais recente edição do “Talentos de Albufeira”, Ru8y. A artista cabo-verdiana, descoberta no programa municipal “Há Música no Bairro”, subiu ao palco e encantou o público com um repertório de música africana.
CM Albufeira