Enquanto seguia no carro com a mãe e os dois irmãos gémeos mais novos, Rodrigo viu-se confrontado com uma situação crítica quando a mãe perdeu subitamente a consciência. Demonstrando uma notável presença de espírito e sentido de responsabilidade, ligou de imediato 112 e colaborou com os serviços de emergência médica, seguindo as orientações transmitidas até à chegada da ajuda. A sua atitude foi determinante para a rápida ativação dos meios de socorro e para a assistência eficaz à vítima.
Este caso ilustra de forma clara o papel fundamental do 112 como porta de entrada no sistema de emergência e reforça a importância da literacia em emergência desde idades precoces. Reconhecer uma situação de emergência, manter a calma e comunicar informação essencial são fatores decisivos para uma resposta eficaz por parte dos serviços de emergência médica.
No Dia Europeu do 112, o INEM reforça que o 112 é um número único, gratuito e disponível 24 horas por dia em toda a União Europeia, devendo ser utilizado exclusivamente em situações de emergência. Assinala ainda a importância de reconhecer comportamentos cívicos exemplares como o de Rodrigo, que demonstram que qualquer cidadão, independentemente da idade, pode fazer a diferença.
Ligar 112 é um gesto simples. E, como mostrou o Rodrigo, pode mesmo salvar vidas.
O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais atribuições do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.
INEM




