Entre fios do tempo, memórias dançam na teia da existência

A Tertúlia - Associação Sócio-Cultural de Aljezur tem a honra de apresentar o seu mais recente evento, a itinerante Instalação Performance intitulada Acordar Memórias.

Esta experiência imersiva e intemporal, que ocorrerá entre 10 de agosto e 5 de setembro, levará a arte e a memória às quatro maravilhosas freguesias do concelho de Aljezur: Rogil, Odeceixe, Bordeira e Aljezur.

Tecendo a Tapeçaria Viva da Memória Numa Conversa Poética entre o Visível e o Invisível Acordar Memórias é uma Instalação Expositiva, com um momento de performance, que se desenrola como uma narrativa conectada ao tempo e às fibras emocionais da comunidade sénior de Aljezur.

Espaço de encontro entre passado e presente, onde objetos ganham vida, tornando-se proclamadores dos tempos idos, testemunhas de memórias esquecidas que clamam por serem reavivadas. Urdindo a teia do tempo com a mestria dos nossos artesãos – participantes do Entrelaçar (Programa Municipal integrado na Agenda Sénior do Concelho) e sob orientação de diversos artistas (coreógrafos, cenógrafos, músicos, artistas plásticos e outros) – encanastram-se tradições, saberes e narrativas, fundindo distintas linguagens artísticas. Os participantes, verdadeiros guardiões das memórias e artífices de histórias, revelam os fios sagrados que unem os tempos idos com os que hão-de vir.

Ao som das ancestrais lengalengas, entoadas por silhuetas de ferro dispostas em círculo, remetendo aos bailes de roda das aldeias, testemunharemos um diálogo poético que transcende as barreiras do tempo. Acordar Memórias é mais do que uma instalação ou performance, é uma experiência imersiva que nos transporta para além das fronteiras do tempo, num encontro íntimo com a essência da nossa comunidade.

Calendário da Instalação e Performance A Instalação estará aberta ao público, sempre, das 10h às 20h, e a hora da performance será sempre às 19h.

Indicamos abaixo quais os locais e datas:

Odeceixe 10 a 13 de agosto, 10 de agosto

Rogil 17 a 20 de agosto, 17 de agosto

Aljezur 24 a 29 de agosto 24 e 29 de agosto

Carrapateira 2 a 5 de setembro, 2 de setembro

Apoio e Parcerias Acordar Memórias é um projeto organizado pela Tertúlia–Associação Sócio[1]Cultural de Aljezur e financiado pela Direção Geral das Artes (DGArtes), República Portuguesa – Cultura no âmbito do Programa de Apoio em Parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Arte e Envelhecimento Ativo. Contou também com o financiamento da Associação de Municípios Terras do Infante e do Município de Aljezur. Agradecemos também o apoio logístico inestimável da Câmara Municipal de Aljezur, das Juntas de Freguesia de Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil. Junte-se a nós nesta viagem única pelas memórias da nossa comunidade!