O médico reumatologista pretende conhecer as condições dos hospitais e unidades de cuidados de saúde primários da região, tendo já visitado, na manhã desta terça-feira, pelo Hospital de Faro e pelo Centro de Saúde de Faro.
Ainda esta terça-feira, continuará a sua visita pelas unidades do ACES Central, conhecendo as USF Ria Formosa, o Centro de Saúde de Albufeira e o Centro de Saúde de Quarteira.
Na quarta-feira, dia 4, prosseguirá o Roteiro da Saúde no Hospital de Portimão e nas unidades do ACES Barlavento, Centro de Saúde de Portimão e Centro de Saúde de Lagoa.
Para Jaime Branco, a rede de cuidados de saúde em Portugal tem de ser melhorada, definindo-se uma remodelação rápida e profunda dos Cuidados de Saúde Primários, que são a porta de entrada no SNS. Uma das suas propostas é a existência de consultas para agudos associadas a estas unidades, evitando a ida às urgências hospitalares de muitas situações que não o exigiam.
“Os serviços de saúde têm de chegar aos mais frágeis, aos mais idosos e a quem tem menos meios financeiros. E se os cidadãos confiarem que a oferta para as suas urgências é aqui respondida, não sentirão necessidade de acorrer aos hospitais.”