JORGE SERAFIM APRESENTA SESSÃO DE CONTOS NA BIBLIOTECA DE LOULÉ
Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, pelas 21h00, o Polo da Biblioteca Municipal Casimiro de Brito, em Almancil (Pavilhão Multiusos 25 de Abril), recebe uma sessão de contos com Jorge Serafim.
Jorge Serafim é o anfitrião deste serão que tem como principal objetivo a partilha de contos e cantos tradicionais, promovendo o livro e a leitura. A iniciativa destina-se ao público em geral e é de entrada livre.
Jorge Serafim é natural de Beja. Foi funcionário da Biblioteca Municipal durante 12 anos, no sector infantojuvenil.
Define-se essencialmente como um contador de histórias tradicionais e um promotor do livro e da leitura. Há cerca de 20 anos que percorre o país de lés a lés levando a arte milenar da palavra nua, bela e crua a escolas, bibliotecas públicas, centros de dia, feiras do livro, auditórios, centros culturais, festivais de teatro. Da itinerância que constrói dia-a-dia, enquanto narrador oral, já acrescentou geografia em Espanha, Argentina, Cabo Verde, Macau, Canadá e Luxemburgo.
Como humorista, tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos formatos televisivos, na SIC, RTP1 e na RTP2. É um narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas, que tempera com uma pitada de absurdo e duas de imprevisto, e depois refoga com muita sátira aos bons, maus e ruins costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha.
Porque os dedos precisam de escorrer esperanças, é autor de diversas obras: O Corvo Branco – teatro para a infância; O Amor é Solúvel na Água – teatro; A.Ventura – poesia; A Sul de Ti – poesia; Estórias do Serafim – poesia; Sonhar ao Longe – infantil; A Minha Boca Parece um Deserto – infantil.
Foi ator nas companhias de teatro Lêndias D’Encantar (que fundou) e Arte Pública.
Do seu currículo, destaca-se uma visível atividade associativa desenvolvida entre os anos de 2007 e 2020, tendo assumido o cargo de presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Dos seus mandatos, destacam-se a instituição e celebração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa e a realização de inúmeras atividades em defesa dos produtos portugueses.