Nos dias 28 e 29 de fevereiro realizaram-se, em Alcoutim, no Espaço Guadiana,

 as V Jornadas do Mundo Rural, sob a organização da Câmara Municipal de Alcoutim e Câmara Municipal de Mértola, numa organização conjunta em colaboração com a Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana.

Esta organização conjunta decorre de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois Municípios enfrentam não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios.

 Nesse sentido têm estes dois Municípios encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementares em várias áreas.

Estas Jornadas tiveram como principal objetivo o debate de problemáticas atuais no âmbito das áreas florestal e agrícola, através da participação de representantes de diversas entidades e de agentes individuais, que contribuíram de forma relevante para uma abordagem multidisciplinar das temáticas em discussão.

Ao longo dos dois dias, os participantes nas Jornadas, puderam assistiram às comunicações dos diversos oradores, técnicos, empresários e especialistas nas diversas áreas, organizados em quatro painéis com diferentes temáticas, e ainda participar nos vários debates.

O primeiro dia das jornadas teve como tema central a floresta, com enfoque na certificação florestal e no futuro.

Os trabalhos do segundo dia tiveram como tema base a Agricultura, e focaram-se, sobretudo, em matérias como os Produtos Endógenos – Medronho/Mel e a Valorização dos Produtos Locais – Circuitos Curtos.

A sessão de encerramento ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, e do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, que sublinharam a importância destas Jornadas, e da sua continuidade, como elemento valorativo na definição do futuro do sector primário enquadrado numa estratégia integrada de desenvolvimento local.

 

Por: CM Alcoutim