Originalmente publicada em castelhano, no volume Nº 15 da revista Huelva en su Historia, da Universidade de Huelva, a versão original deste estudo, em língua portuguesa, foi posteriormente publicada no Volume Nº 4 da e-Strategica – Revista da Associação Ibérica de História Militar, pelo que a Editora Guadiana, de Vila Real de Santo António, vem agora lançar a respectiva separata, na língua de Camões.
Com capa de Adela M. Sevilla, da Editamarketing – Servicio de Comunicación y Diseño Editorial, este estudo vem lançar luz sobre uma expedição corsária que teve lugar durante o reinado de D. Afonso IV e silenciada pelas crónicas castelhanas: a expedição naval comandada por D. Gonçalo Camelo contra as costas de Huelva, nomeadamente, contra Lepe e Gibraleón, no contexto da guerra luso-castelhana de 1336-1339.
Depois das apresentações em Punta Umbría e em Ayamonte (Espanha), o lançamento desta investigação, agora em língua portuguesa, terá lugar em Castro Marim, onde em 1336 estava estabelecida a Ordem de Cristo, que igualmente combateu na guerra luso-castelhana de 1336-1339. A entrada é livre.
Por: Fernando José Matos Pessanha