Uma iniciativa que contou com a presença do presidente da Quarpesca, Hugo Martins, de membros do executivo da Junta de Freguesia de Quarteira, do vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, David Pimentel, dos vereadores Marilyn Zacarias e Carlos Carmo e da diretora municipal Dália Paulo, entre outros.
A arte de puxar o peixe para a terra, recriado uma vez por ano em Quarteira, é uma tradição que não se perde e está sempre presente no coração e na memória dos nossos pescadores.
A tradicional lavada, ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, aconteceu ao fim da tarde deste sábado, dia 1 de junho, junto ao local da festa, na Praia dos Pescadores.
Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado e, neste momento, distribuído pela população.
Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.
Petiscos do Pescador 2024, uma organização da Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.
Jorge Matos Dias