De 9 a 13 de outubro, a LEROY MERLIN em parceria com o Just a Change, vai ajudar a reabilitar 2 casas particulares e 5 IPSS, contribuindo para a melhoria de casas de Norte a Sul do país.

Nesta semana do Habitat Digno, a empresa envolve os colaboradores de todo o país em ações de voluntariado que têm como objetivo fazer a diferença na vida dos portugueses.

Garantir um Habitat positivo e digno é um dos objetivos desta iniciativa, que visa contribuir para que a Casa de todas pessoas seja mais positiva

 

A LEROY MERLIN e o Just a Change, IPSS que reconstrói instituições e casas em situação de emergência habitacional em Portugal, voltam a colaborar para ajudar a fazer da Casa um Lugar mais Positivo para Viver.

Sabendo que a casa é o elemento base da condição humana, fator chave do bem-estar, e tendo conhecimento da realidade da pobreza habitacional de muitos milhares de portugueses, a LEROY MERLIN e o Just a Change unem-se, novamente, para contribuírem para que 2 casas particulares e 5 IPSS sejam recuperadas e reabilitadas.  Os processos de reabilitação dos espaços acontecem de 9 a 13 de outubro, na semana do Habitat Digno, impactando pessoas de Norte a Sul do país, melhorando desta forma as suas vidas e contribuindo para que a casa de todas as pessoas seja positiva.

A pobreza habitacional afeta, atualmente, mais de 420 mil portugueses que se debatem com problemas estruturais numa casa digna para viver, que passam por condições de higiene, salubridade e conforto.

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), 50 mil portugueses continuam a não ter água canalizada e saneamento em casa e 30 mil pessoas ainda vivem sem eletricidade. Para além disso, cerca de 33% dos portugueses vivem em casas com problemas de isolamento - seja de frio ou calor - com Portugal a ter um aumento de 28% da mortalidade no Inverno comparativamente a outros países da União Europeia.

É por saber desta realidade de pobreza habitacional nacional, que a LEROY MERLIN pretende marcar a diferença e criar impacto positivo na sociedade, com ações que permitam melhorar as casas dos portugueses. Movidos pelo propósito de fazer da Casa um lugar mais positivo para viver e enquanto empresa consciente e solidária, que se envolve com as comunidades locais, volta a pôr em prática uma iniciativa com o Just a Change - que envolverá os colaboradores da empresa enquanto atores responsáveis e solidários -, recuperando casas de pessoas e instituições carenciadas em Portugal e, dessa forma, contribuindo para criar espaços mais seguros, dignos e inclusivos, mas também, mais ambientalmente sustentáveis, funcionais e acolhedores, proporcionando alegria a todos os que nela vivem e usufruem.

Na LEROY MERLIN somos uma empresa que se move pelo propósito de tornar a casa um lugar Positivo para viver, por isso temos o objetivo de contribuir de forma ativa para criar Impacto Social Positivo. Contamos com a ajuda dos nossos colaboradores nas iniciativas de reabilitação de casas familiares e instituições sociais que estão numa situação de pobreza habitacional, uma vez que somos uma empresa que se preocupa com as pessoas, socialmente responsável e envolvida com a comunidade", refere João Lavos, Líder Desafio Impacto Positivo da LEROY MERLIN.

A iniciativa decorre de norte a sul do país. Para além das 2 casas particulares que vão ser reabilitadas, a parceria irá também apoiar 5 IPSS nacionais:  Associação Vale de Ácor, Associação da Creche de Braga, Centro Paroquial Cachopo, Creche o Cocas; Fundação CEBI.

Cada Colaborador da LEROY MERLIN tem 1 dia de voluntariado anual, não obrigatório, remunerado, sendo objetivo da empresa, contribuir para a melhoria do habitat em Portugal através de ações de voluntariado. Um caminho que começou em 2020/2021, e que só durante o ano de 2022, conseguiu alcançar o número de 500 dias de voluntariado em remodelação de casas/instituições em situação de pobreza habitacional, que impactaram a melhoria da habitação de 790 pessoas. A comunidade de voluntários da LEROY MERLIN, através da parceria estratégica com o Just a Change, contribuiu para a reabilitação e melhoria das casas e instituições em situação de emergência habitacional, com os colaboradores a participarem ativamente no terreno e nas obras de reconstrução, o que permitiu a intervenção direta em 8 IPSS, 6 casas e 790 beneficiários. Para o ano de 2023, a LEROY MERLIN prevê, através das suas ações de voluntariado no âmbito da pobreza habitacional, chegar aos 700 dias de voluntariado ligado à pobreza habitacional, com os seus colaboradores.

 

Saiba mais em www.leroymerlin.pt

 

Por: Llorentycuenca