A escola de música de Domingos Caetano e o artista tavirense Arcílio Palma gravarão ao vivo no salão nobre do Clube de Tavira, um espetáculo irrepetível.

No dia 18 de novembro, a começar pelas 16 horas, o projeto “Live Sessions - Clube de Tavira” abrirá as portas da associação centenária para apresentar o seu segundo episódio. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: livesessions.clubetavira@gmail.com

O projeto, co-organizado pelo Clube de Tavira e a associação Plutão de Verão, foi idealizado para capacitar, divulgar e preservar a obra musical de artistas locais.

«Dedicámos o início do projeto a ajudar uma banda, “The Threw”, a gravar originais ao vivo pela primeira vez», revelam Filipa Teixeira e Diogo Simão, representantes das entidades organizadoras.

«Ficámos muito satisfeitos com o resultado do primeiro episódio e com o feedback do público e artistas. Decidimos manter a fórmula, mas focarmo-nos em projetos que têm contribuído nas últimas décadas para a identidade algarvia, nomeadamente a de Tavira.» 

Arcílio Palma, artista e compositor de música popular que «anima bailes e arraiais há várias gerações, irá ter a sua obra registada num formato que a dignifique, imortalize e celebre.» O projeto da Escola de Música da Associação Cultural Fusetense, dirigida pelo vocalista da banda Íris (Domingos Caetano), tem sido um centro de estimulação, formação e paixão para muitos músicos algarvios ao longo dos anos.  «Deixa-nos muito felizes poder criar e partilhar com o público este tributo a uma das personalidades e projetos culturais mais incontornáveis da região algarvia. A conexão entre os músicos formados nesta Escola é muito especial e esperamos poder contribuir para divulgar o seu trabalho de excelência.»

«Mais uma vez,», afirmam os organizadores «o Clube de Tavira surge como ponto de convergência para um projeto de valorização da cultural local e a Plutão de Verão enquanto capacitadora de intervenções multidisciplinares. É importante que mais colaborações entre associações locais surjam, porque a atual conjetura das políticas culturais carece que vozes unidas surjam para impulsionar o sector, a sua valorização e os indispensáveis apoios.»

As associações culturais Clube de Tavira e Plutão de Verão desenvolveram este projeto de valorização da cultura, património e capacitação musical com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Plutão de Verão