A partilha pública do projeto terá lugar hoje, dia 3 de novembro, às 18h, na Rua 5 de Outubro (Rua das Lojas), em Loulé.

“Lojas da Rua nasce de um lugar profundamente pessoal. Tenho fortes raízes familiares e afetivas em Loulé — foi aqui que cresci, entre os gestos e as histórias do comércio local, frequentando a loja dos meus avós, a Boutique Infantil Graciete Saraiva. Tal como muitos outros espaços da Rua 5 de Outubro, a conhecida Rua das Lojas, essa loja marcou a identidade da cidade e das suas gentes.”
— Miguel Ponte, Diretor Artístico do projeto Lojas da Rua

É no seguimento dessa ligação que surge Lojas da Rua, projeto integrante do programa Ideias a ATOS, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Município de Loulé, com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião, o Cineteatro Louletano e a Makina de Cena. O projeto procura valorizar o comércio tradicional e refletir sobre a erosão que tem sofrido perante fenómenos como a gentrificação, propondo novas formas de manter vivas as suas memórias. É um gesto que pretende inscrever no presente a importância destas histórias para o futuro.

Os textos que criados a partir dos testemunhos dos lojistas serão lidos pelos próprios, num percurso performativo que transforma a rua num espaço de partilha e celebração da memória. A iniciativa culminará com um momento de convívio, entre lojistas, vizinhos e visitantes, em torno de alguns comes e bebes — um gesto simples de proximidade e de reencontro com o espírito de comunidade que sempre caracterizou esta rua.

Em paralelo, o projeto prevê ainda a instalação de placas comemorativas nas lojas com mais de 50 anos de atividade com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião, implantadas na calçada, para que — mesmo encerrando — a memória permaneça inscrita na pele da cidade.

Mais do que uma homenagem aos lojistas e aos seus espaços, Lojas da Rua reforça também o trabalho que a Junta de Freguesia de São Sebastião e o Município de Loulé têm vindo a desenvolver em prol do comércio tradicional, reforçando a visibilidade das lojas históricas e contribuindo para uma cidade mais autêntica e afetiva.

 

Informações do evento
Ponto de encontro: Largo Dr. Bernardo Lopes, Loulé
Data: 3 de novembro de 2025
Hora: 18h

 

Lojas da Rua