A operação culminou uma investigação iniciada há um ano pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Loulé da GNR, motivada pelo “sentimento de insegurança na comunidade da [localidade] da Tôr”, no concelho de Loulé, especificou o Comando Territorial de Faro da GNR em comunicado.
De acordo com aquela força de segurança, a investigação “permitiu apurar a constituição de uma rede de tráfico, distribuição e venda de produtos estupefacientes” que alegadamente desenvolvia a atividade criminosa na região do Algarve.
No total, foram detidas seis pessoas, cinco homens e uma mulher com idades entre os 39 e os 58 anos, e apreendidas 32.492 doses de haxixe, 593 de cocaína e 11 de liamba.
“A operação consistiu num dispositivo fixo que garantiu a monitorização dos suspeitos, tendo sido as abordagens e detenções executadas em diversos locais dos concelhos de Loulé, Faro e Tavira”, concretizou a Guarda.
A GNR apreendeu ainda duas armas de fogo, duas de ar comprimido, uma besta, oito veículos, diversos equipamentos de comunicações, notas falsas de euro e mais de sete mil euros em numerário.
Os seis detidos vão ser apresentados ao Tribunal de Faro para serem ouvidos em primeiro interrogatório judicial.
A operação envolveu um total de 54 militares da investigação criminal, do destacamento de intervenção, da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras, tendo tido o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Lusa