iniciativa que nasce da parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a ULS - Unidade Local de Saúde do Algarve, E. P. E. (Centro de Saúde de Loulé).
O Centro de Saúde das Brincadeiras é um projeto de educação para a saúde, que nasce como um projeto de prevenção primária, multidisciplinar e interinstitucional, que assenta na intervenção junto das crianças, com o envolvimento da comunidade, profissionais da saúde e da educação, e que pretende garantir cuidados de proximidade, fomentando uma cultura de humor no relacionamento e de valorização interpessoal com os cidadãos.
Assim, nestes dias realizaram-se visitas interativas aos diferentes serviços do Centro de Saúde, para dar a conhecer os cuidados de saúde existentes, numa perspetiva positiva e de proximidade, promovendo o exercício de uma cidadania ativa e saudável.
Pretendeu-se que esta fosse uma experiência positiva, pelo que as crianças tiveram a oportunidade de trazer os seus bonecos “hipoteticamente doentes” à consulta, e num jogo simbólico, os bonecos/”pacientes” foram atendidos por todos os serviços existentes no Centro de Saúde.
Pretendeu-se, desta forma, desdramatizar os diferentes medos associados às instituições de saúde (como é o caso da bata branca, das seringas, do dentista…). “É desconstruir a realidade sem a encobrir”, considera a organização.
No início da visita, cada criança recebeu um Passaporte com a identificação e informação de todos os serviços de saúde, que teve posteriormente a oportunidade de visitar.
A visita interativa iniciou-se com um acolhimento realizado pelos Doutores Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, fomentando a importância do humor na prestação de cuidados de saúde, seguindo-se todos os serviços que o Centro de Saúde dispõe para as crianças: Secretariado; Consultas de Saúde Infantil (Médico e Enfermagem); Vacinação; Saúde Escolar; Nutrição; Terapia Ocupacional; Terapia da Fala; Fisioterapia/Reabilitação; Radiologia; Saúde Oral; Psicologia; Cantinho da Amamentação e Gabinete do Cidadão.
O evento contou ainda com a participação ativa dos Bombeiros Municipais e da Equipa da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana de Loulé.
“É uma alegria imensa ver estas crianças a perderem todos os receios em relação aos serviços de saúde e a quem neles trabalha. Estamos a contribuir para desconstruir esses estereótipos que estes pequenos cidadãos têm em relação a pessoas (médicos e enfermeiros) e a estes serviços. Em mais uma edição, esta iniciativa revestiu-se de um enorme sucesso já que conseguimos mudar a forma de encarar a Saúde”, referiu a vereadora da Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal de Loulé, Ana Machado.
Esta parceria tem sido “muito profícua”, uma vez que este evento permite “ensinar de forma lúdica a saúde, ajudando a desmistificar os receios das crianças e por conseguinte chegar às suas famílias”. “Tem sido uma mais-valia, muito gratificante para os nossos profissionais realizar este trabalho junto dos mais pequenos”, salientou Rubina Correia, diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Algarve.
De referir Centro de Saúde das Brincadeiras teve, uma vez mais, como objetivos gerais garantir a equidade na saúde, humanizar os serviços de saúde, melhorar a saúde das crianças, através do seu empoderamento, responsabilizar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, aumentar a literacia em saúde, fomentar novas formas de relacionamento interpessoal e uma cultura de humor nos cuidados, aumentar o interface entre o Centro de Saúde e a comunidade e construir alianças com entidades públicas, privadas, não governamentais e sociedade civil.