Anúncio efetuado durante inauguração do Edifício Outreach do ABC
O dia 1 de abril de 2025 será sempre um dia marcante para o futuro do Ecossistema da Investigação Clínica Aplicada às áreas das Biociências e da Medicina de Loulé. Foi inaugurado o Edifício Outreach do ABC e anunciado, pelo presidente da ULS do Algarve, a localização de mais uma resposta de saúde essencial para a região e para o país, o Centro de Procriação Medicamente Assistida. O equipamento ficará localizado nas imediações do edifício agora inaugurado, conjuntamente com a já anunciada PET e Ressonância Magnética.
Durante a cerimónia, o presidente do ABC, Pedro Castelo Branco, apresentou as atividades do Outreach, nomeadamente o Laboratório da Genética Clínica, o Centro de Investigação em Entomologia Médica e o Biobanco. Para além disso, anunciou a relocalização da Ressonância Magnética para o mesmo edifício onde ficará instalada a PET, permitindo uma prestação de cuidados de saúde articulada para os doentes oncológicos da região que, para diagnóstico e estadiamento, poderão realizar na mesma localização a Ressonância Magnética, a PET e os estudos genéticos. Foi desta forma criado o Centro de Diagnóstico Oncológico Avançado, que irá estar operacional já no próximo ano.
Tiago Botelho, presidente da ULS do Algarve, anunciou a grande novidade da cerimónia, a localização no novo edifício do Centro de Procriação Medicamente Assistida, que irá ajudar muitos casais a conseguirem ter filhos, o que “colocará o Algarve na linha da frente” também no que respeita ao tratamento da infertilidade. Será o segundo centro público de Procriação Medicamente Assistida do país, mas pretende ser “ainda melhor” do que o único que existe atualmente em Portugal, localizado na zona do Porto. Será mais uma pareceria entre a ULS, o ABC e o Município de Loulé. Esta localização torna-se natural dada a existência das condições laboratoriais ótimas no Edifício Outreach do ABC agora inaugurado.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, enalteceu a grande importância deste dia que concretiza mais um passo essencial para o Ecossistema da Investigação Clínica Aplicada às áreas das Biociências e da Medicina, contribuindo desta forma para colocar à disposição das pessoas a vanguarda da prestação dos serviços clínicos existentes na atualidade. Enalteceu a parceria dos últimos anos com o ABC e o relacionamento e articulação excecional que existe atualmente entre a Câmara Municipal, a ULS do Algarve e o ABC; juntos estão a tornar realidade as melhores soluções para os algarvios, como seja na área oncológica e agora na procriação medicamente assistida. Acaba de ser criado o Parque da Saúde em Loulé, mostrando que a aposta na ciência, na qualidade de vida e nos cuidados médicos prestados., contribuindo ainda para diversificar a base económica da região, é o caminho que Loulé está já a concretizar, dotando o Algarve dos melhores cuidados de saúde.