Velejadoras algarvias em destaque

Decorreu neste fim-de-semana a regata Women On Water Portugal - Hospital Lusíadas Porto, que é a maior regata feminina que se realiza em Portugal.
Esta foi a prova de apuramento das equipas portuguesa que vão para disputar a final internacional que, em 2020, será em Cascais, nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

É de salientar que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia.
O campeonato foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto.

Estiveram 11 tripulações na água, num total de 44 velejadoras, que ao longo de dois dias realizaram 12 regatas.

As 4 equipas melhores classificadas disputaram nesta tarde de domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final de mais 4 regatas.

Foram dois dias de regatas intensas, com muita competitividade e elevado nível de dificuldade.
Marcaram presença as principais velejadoras nacionais, de onde destacam a olímpica Mariana Lobato, assim como as nossas esperanças olímpicas, Mafalda Pires de Lima e Carolina João, que estão neste momento a lutar pelo apuramento para Tóquio 2021.
A vitória foi da portuense Francisca Cunha, com Inês Pinheiro Torres, Mariana Almeida e Rita Rocha na tripulação.

Foi uma vitória decidida na 4ª e última regata, com as anteriores 3 regatas a terem diferentes vencedoras, o que demonstrou bem o equilíbrio da final.
Em segundo lugar ficou Mafalda Pires de Lima com a olímpica Mariana Lobato, contando também com a velejadora do Algarve - Matilde Pinheiro de Melo - na sua tripulação.
Na 3ª posição terminou a esperança olímpica nacional Carolina João.
As velejadoras algarvias - Beatriz Gago, Marta Fortunato - representando o CIMAV de Vilamoura e o Clube de Vela de Lagos, respetivamente, fecharam a classificação das equipas que estiveram na final.

No entanto, é de salientar que a jovem tripulação na última regata terminou em 3º, tendo inclusivamente liderado no início.

Esta classificação permitiu alcançar o apuramento para a final internacional da prova.
Ingrid Fortunato, também do Clube de Vela de Lagos, terminou no 7º lugar.
Estas 4 tripulações finalistas apuraram para disputar a final europeia da Women On Water International.
A organização desta regata contou com o fundamental apoio em tempo de pandemia da Lusíadas Saúde, que disponibilizou uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas.

Desta forma, a prova seguiu todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e teve o controlo de procedimentos COVID19 assegurado por uma equipa médica. 

 

Por: António José Barros