Este é um espetáculo produzido pela Associação InLive –Amigos de Música e integrado no Ciclo Outros Sons - Música no DiVaM – programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, implementado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
A tradição envolve-se com a modernidade numa relação que tem tanto de promíscua como de frutífera e verdadeiramente interessante. M-PeX é um projecto que alia a Guitarra Portuguesa à música electrónica, e que ousa explorar paisagens musicais nunca antes visitadas. Uma experiência arrojada que estabelece um teste aos nossos sentidos, que se atreve a derrubar clichés e que prova que a música tradicional também pode ser moderna, ou vice-versa. Imagine-se o som cristalino de uma Guitarra Portuguesa. Imagine-se um laptop a debitar ritmos electrónicos. M-PeX é isso mesmo, música electrónica com Guitarra Portuguesa. Ou talvez seja Guitarra Portuguesa com electrónica. De qualquer forma, o projecto cruza estilos musicais aparentemente inconciliáveis. Mas afinal parece que é possível.
O resultado não é Fado, nem electrónica, nem apenas a soma dos dois: é algo de Indefinível. M-PeX é sinónimo da reinvenção, modernização e globalização da Guitarra Portuguesa.
Haverá lugar a uma degustação de licores e doces regionais.
Por CultAlg