GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com
A origem da família é atribuída a Gomes Eanes Mizuarte, moçárabe (cristão arabizado), defensor da Taifa de Toledo (1085), então governada por Al-Qádir, quando da conquista (1085) por D. Afonso VI, Rei de Leão, Castela e Galiza.
 
Egas Gomes do Vinhal, filho de Mizuarte, veio com o Conde D. Henrique de Portugal, genro de D. Afonso VI, tendo recebido pelos seus serviços Vinhal, de onde tirou o apelido …
Filho de Egas Gomes, Gomes Viegas do Vinhal, casou com Mécia ou Maria Pires de Aguiar (filha Pedro Mendes de Aguiar e de Estefania Mendes).
Filho dos anteriores, João Gomes do Vinhal, teve vários filhos legítimos e também Afonso Gonçalves de Macedo, bastardo, que casou com Elvira Fernandes de Cabanões.
Gonçalo Rodrigues de Macedo, filho dos anteriores, tornou-se Senhor de Macedo de Cavaleiros, por volta de 1270 (fig. Brasão). 
Filho do anterior, João Gonçalves de Macedo, casou com Urraca Esteves (filha de Estêvão Dias e de Estevainha de Macieira). Foi partidário do Príncipe D. Afonso contra seu pai, o Rei D. Dinis….
Filho dos anteriores, Martim Gonçalves de Macedo está sepultado no Mosteiro da Batalha, por ter salvo a vida a D. João I (e o destino de Portugal) na batalha de Aljubarrota (1385).
Filho dos anteriores, Diogo Gonçalves de Macedo, casou com Maria Fernandes de Sousa (filha de Fernando Afonso de Sousa).
Filho do anterior, João Gonçalves de Macedo, casou com Isabel Gomes Rebelo (filha de João Martins Rebelo e de Maria Afonso do Amaral).
Foram pais de, entre outros, Filipa de Macedo (F. Gaio, 1678), a qual viveu com D. Afonso, Bispo de Évora, de quem teve D. Francisco de Portugal, 1º Conde de Vimioso. Casou posteriormente com Manuel Drago e viveram na Quinta da Sempre Noiva, em Évora, doada pelo Bispo e assim conhecida pelas muitas visitas que este lhe fazia ...   
No Algarve, a mais antiga que se encontrou, Isabel de Macedo, casou em Moncarapacho, em cerca de 1530, com Belchior de Oliveira