A ação pretende promover a consciência ecológica e tem como objetivo sensibilizar a população para os problemas dos resíduos no mar e nas praias.
A cada ano, uma quantidade significativa de resíduos é lançada nos oceanos, resultando na poluição das nossas praias. Na raiz desta problemática estão padrões de produção e consumo insustentáveis, bem como estratégias inadequadas de gestão de resíduos. O MAR Shopping Algarve desempenha um papel crucial na promoção da consciencialização ambiental, contribuindo para a preservação dos ecossistemas marinhos e para um ambiente mais saudável nas comunidades locais.
Consciente da importância de preservar o Património Natural Algarvio, o MAR Shopping Algarve leva a efeito a 6.ª edição da iniciativa ‘Limpeza de Praia’, que acontece na Praia de Quarteira, no dia 10 de abril, entre as 09h30 e as 12h30.
O projeto, que conta já com cinco edições, realizadas com o apoio de várias organizações, incluindo autoridades governamentais e empresas privadas como o IKEA e a European Recycling Platform, já demonstrou impacto positivo na comunidade, contando com a participação ativa de 322 voluntários, bem como com o apoio e envolvimento de 20 parceiros. Ao todo, já foram recolhidos 21.680 kg de resíduos, esforço coletivo que resultou numa taxa média de reciclagem de 56%. Este ano, as entidades parceiras da ação são a Câmara Municipal de Loulé, a Região de Turismo do Algarve, o IKEA, o Designer Outlet Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Águas do Algarve, a ALGAR, o Centro Ciência Viva do Algarve, a Associação Oncológica do Algarve e a ARA - Animal Rescue Algarve.
“O nosso meeting place integra a sustentabilidade em toda a sua operação. Com a iniciativa 'Limpeza de Praia', não só visamos a preservação do nosso património natural, mas também pretendemos sensibilizar e educar a comunidade acerca da importância da proteção ambiental, reforçando assim o nosso compromisso com um futuro mais ecológico e saudável para todos”, afirma Ana Antunes, diretora-geral do MAR Shopping Algarve.
Como parte do acompanhamento desta iniciativa, o MAR Shopping Algarve organizará vários ateliers e workshops criativos, a decorrer na Semana Europeia do Clima, de 13 a 19 de maio. Estes ateliers visam a utilização dos resíduos recolhidos durante a limpeza de praia, transformando-os em peças criativas que serão expostas posteriormente no meeting place. A continuidade do projeto é crucial para reforçar o compromisso da comunidade local com a preservação do ecossistema e motivar a adoção de práticas mais sustentáveis.
Com estas ações, o MAR Shopping Algarve apoia ainda a Campanha ‘Água é Vida’, promovida pelo Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que visa sensibilizar para a redução dos consumos de água e promover práticas que fomentem o seu uso eficiente, promovendo a discussão sobre soluções ambientais e, dessa forma, a educação ambiental e a consciencialização da comunidade.
Todas estas iniciativas estão em linha com um dos mais importantes desígnios do município de Loulé: o cumprimento das metas relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. Ao destacar a importância da ação coletiva e da consciencialização para a mitigação dos impactos das alterações climáticas, alinhando-se diretamente com o ODS 13 – Ação Climática, o ODS 6 – Água Potável e Saneamento e o ODS 14 – Proteção da Vida Marinha, o município sublinha a necessidade de conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos, apelando à prevenção e à diminuição da poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres, a fim de proteger os ecossistemas e a biodiversidade para um futuro mais sustentável.
A participação na 6.ª edição da ‘Limpeza de Praia’ é gratuita, sendo possível aderir diretamente no local do evento. Os participantes receberão um kit de participação que inclui um saco reutilizável, luvas, t-shirt, saco para recolha de lixo, entre outros.
Por: Pure