GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Martins é patronímico de Martim ou Martinho e por isso existem inúmeras famílias assim chamadas sem que por tal sejam relacionadas.

Tem o apelido origem no deus romano da guerra e significa “guerreiro dedicado ao deus Marte”. É equivalente ao deus grego Ares.

Martim é muito vulgar e encontra-se espalhado por todos os países Cristãos.

São Martinho de Tours era filho de um Tribuno do exército romano. Nasceu na cidade de Szombathely, antiga Sabaria, localizada na antiga província romana da Panónia, atual Hungria. Aos 15 anos (331) o seu pai alistou-o na cavalaria e foi transferido para a Gália.

É principalmente conhecido pelo “episódio do manto” que poderá ter ocorrido no ano de 337, próximo da cidade de Amiens. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e Martinho cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte…

Após conversão ao Catolicismo, Martinho exerceu o bispado de Tours por vinte e cinco anos e faleceu no dia 8 de novembro de 397, aos oitenta e um anos de idade. Três dias após a sua morte, em 11 de novembro, foi sepultado em Cesaroduno, dia que passou a ser-lhe dedicado. Tornou-se o padroeiro de curtidores, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, restauradores e, claro, viticultores…

Outro São Martinho (fig.) também nasceu na Panónia, em 518. Em 550 converteu ao Catolicismo Carriarico, Rei dos Suevos, seguidores da seita Ariana. Foi o promotor da numeração dos dias da semana, em vez dos nomes pagãos, que apenas é seguida em Português. Foi bispo de Dume a partir de 556, reuniu o I Concílio de Braga em 561, tendo presidido ao II Concílio de Braga em 572, já como Arcebispo. Morreu no dia 20 de março de 579 e está sepultado na catedral de Dume.

Em Portugal o nome e apelido provirão do São Martim de Dume. Em Loulé encontrou-se Gil Martins no aforamento coletivo hereditário da Horta d’el Rei, em 1281. No ano seguinte são nomeados Maria Martins, Estêvão Martins e Domingo Martins quando do aforamento do Reguengo de Quarteira (M. F. Botão, 2009) …