Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk entraram com o pé direito no quadro principal e apuraram-se para a segunda ronda do Faro Ladies Open, o ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, até 20 de outubro, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Em sentido contrário, Sara Lança, Maria Garcia, Francisca Laúndes e Bárbara Brito foram eliminadas.
Uma semana depois de chegar aos quartos de final no The Campus com uma vitória sobre a cabeça de cartaz pelo meio, Matilde Jorge (366.ª classificada no ranking WTA) voltou a superar uma candidata ao título em duas partidas: 7-5 e 6-3 foram os parciais do triunfo sobre a suíça Ylena In-Albon (319.ª), quarta favorita ao título.
A vimaranense estava preparada para as variações de jogo de In-Albon e tinha como estratégia antecipar-se na mudança de direções e alturas de bola para neutralizar a suíça, plano que deu resultado durante grande parte do tempo. Jorge foi de tal forma bem-sucedida que chegou a liderar a primeira partida por 5-2 e teve set points nos dois parciais seguintes, mas apressou-se e precisou de tempo para recuperar a concentração.
"Tinha tudo preparado para uma luta e acabou por ser isso mesmo, um encontro bastante intenso e muito exigente. Houve momentos em que não fui tão lúcida e fiquei mais ofegante, mas tentei manter-me o mais presente possível e o jogo ao 5-5 foi muito importante”, reconheceu no final a número dois nacional, que esta semana alcançou a melhor classificação da carreira.
Matilde Jorge foi a única portuguesa a ter entrada direta na 13.ª edição do torneio e a primeira a celebrar no quadro principal, onde terá como próxima adversária Salma Drugdova (569.ª). A qualifier eslovena deu a volta a Sara Lança (972.ª) para vencer com os parciais de 4-6, 6-1 e 6-1 num encontro em que a jogadora do Barreiro perdeu a concentração depois de ganhar a primeira partida e nunca mais conseguiu voltar à discussão.
As jovens Francisca Laúndes (campeã nacional de sub 18, derrotada pela qualifier Johanne Christine Svendsen, número 680 mundial, com os parciais de 6-1 e 6-3) e Bárbara Brito (6-0 e 6-1 favoráveis à croata Mia Ristic, número 395) também foram eliminadas no decorrer desta quarta-feira.
Mas na parte final da jornada voltou a celebrar-se em português por intermédio de Angelina Voloshchuk (762.ª WTA).
Depois de duas vitórias na fase de qualificação, a última nos campos cobertos, a jovem portuguesa de 17 anos regressou ao court principal do Centro de Ténis e Padel de Faro e só precisou de 49 minutos para juntar-se a Matilde Jorge na segunda eliminatória ao beneficiar da desistência de Sofia Shapatava (568.ª) quando já liderava por 6-2 e 2-0.
Voloshchuk sentiu algumas dificuldades na pancada de serviço (cometeu sete duplas faltas), mas compensou com uma boa dose de agressividade do fundo do court para ditar o rumo do encontro frente a uma adversária mais passiva que não teve ritmo para a acompanhar. A tenista da Geórgia foi assistida ao pescoço no final da primeira partida e ainda jogou mais dois jogos até que acabou por abdicar da conclusão do duelo de qualifiers.
"Entrei muito bem no encontro e mantive o nível até ao fim. Estive um pouco instável no serviço, mas de resto fui corajosa e esse era o meu objetivo para conseguir ter alguma margem durante o encontro. Sinto-me bem nestes campos e estou contente por ter mais uma vitória”, disse a jovem lusa após carimbar a passagem à segunda ronda.
Segue-se nada mais, nada menos do que a austríaca Sinja Kraus (209.ª WTA), primeira cabeça de série, que foi responsável pelo afastamento de Maria Garcia (1280.ª) ao vencer a jovem de 18 anos — a última portuguesa a entrar em prova no quadro principal — por 6-3 e 6-3 em 1h16.
A jornada de quinta-feira começa às 11 horas, com o encontro de Matilde Jorge no court principal. Angelina Voloshchuk jogará o terceiro encontro do Court 3. A programação também inclui toda a primeira ronda de pares.
Gabinete de Imprensa do Faro Ladies Open