Depois do simulacro de sismo, com incêndio, realizado no Mercado Municipal de Faro a 6 de março de 2023,
com o qual se pretendeu avaliar a capacidade de resposta das equipas afetas aos serviços dos pisos superiores do edifício e permitiu o reforço e preparação dos meios técnicos e humanos necessários para uma casualidade, as equipas da entidade gestora do Mercado, Ambifaro E.M. e Serviço de Proteção Civil Municipal, levarão a efeito no próximo dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, novo simulacro, desta vez mais abrangente e de maior exigência, a partir das 14h30.
Dando continuidade a esta filosofia que se pretende de incremento de uma cultura pela prevenção, o Mercado Municipal de Faro irá este ano testar a interligação de resposta entre os mecanismos de Safety e Security. O exercício irá desenrolar-se em torno de um episódio de terrorismo, com ataque armado e ameaça de bomba seguido de incêndio no interior do Mercado.
Isto obrigará ao acionamento de todos os meios disponíveis ao abrigo dos protocolos de emergência, não só dos integrantes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) como das diferentes equipas internas (primeira intervenção, evacuação e primeiros socorros).
 
Com a realização de exercícios e simulacros não se pretende causar alarme social mas sim cimentar procedimentos e colocar em ação protocolos que promovem a prevenção e a segurança dos profissionais e utentes de uma infraestrutura pilar na comunidade e recurso de milhares de cidadãos diariamente.
 
A administração da Ambifaro está convicta de que, após a sua realização, estaremos todos muito mais preparados para assegurar a receção de todos quantos visitam este Mercado, ainda com mais segurança.
 
Esta segunda ação contará mais uma vez com a coordenação das equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro e da Ambifaro, coadjuvadas pela Polícia de Segurança Pública e com o apoio da Companhia de Sapadores Bombeiros de Faro, da Associação Humanitária de Bombeiros Faro – Cruz Lusa e a participação das estruturas da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, da Autoridade Tributária, da ETIC-Algarve, da Fagar E.M. e do Judo Clube de Faro.