A cerimónia teve início com a assinatura do contrato de empreitada da reabilitação da ponte-cais sul do porto da Baleeira, intervenção que representa um investimento de 982.000€ e que visa repor as condições de funcionalidade e segurança de uma importante infraestrutura do Porto da Baleeira, construída há cerca de 40 anos.
Seguiu-se a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Docapesca e a Câmara Municipal de Vila do Bispo, instrumento que estabelece as condições de cedência, à Autarquia, do Centro de Interpretação da Lota de Sagres, novo e multifuncional equipamento de carácter museológico e de eminente vocação sociocultural.
O Centro, que irá funcionar no edifício da antiga lota de Sagres, equipamento dedicado à venda do pescado, foi construído no início da década de setenta e esteve em funcionamento até 2001.
Com uma localização privilegiada, assumindo-se como uma varanda para a cénica enseada da Baleeira, com os Ilhotes do Martinhal e o Atlântico em pano de fundo, o Centro de Interpretação da Lota de Sagres será agora integrado num programa museológico de âmbito concelhio, capacitado para o desenvolvimento de ações de educação patrimonial, de sensibilização ambiental, de divulgação do património local, de informação turística e de promoção de produtos endógenos.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, referiu no seu discurso, agora que a Autarquia assumiu o funcionamento deste equipamento, que «acredito, e tudo farei, para que o Centro de Interpretação da Lota de Sagres se afirme, aqui, em Sagres, como um diferenciado fórum aglutinador entre o Município, a Docapesca, as Empresas Marítimo-Turísticas, os Centros de Mergulho, as Universidades, os Centros de Investigação, as Associações de Pescadores, os Pescadores, a Comunidade e todos aqueles que nos visitam».
A abertura ao público deste novo espaço sociocultural está prevista para o mês de agosto, em data a divulgar brevemente!