A Câmara Municipal de Monchique, no seguimento de um conjunto de medidas de contingência excecionais adotadas no contexto de mitigação do novo coronavírus, informa a população que está a criar uma Bolsa de Voluntários para apoiar no combate à propagação da pandemia da doença Covid-19 no concelho e para auxílio da população, nomeadamente a mais vulneráveis e das mais diversas formas.

Os interessados deverão fazer a sua inscrição no site da Câmara Municipal de Monchique - Banco Local de Voluntariado, disponível aqui, onde devem indicar a sua disponibilidade e interesses relacionados com as tarefas a desenvolver.
Após a criação de um conjunto de respostas sociais dirigidas à população, o objetivo desta bolsa é criar respostas em diversas frentes, nomeadamente no apoio às pessoas que venham a ser, temporariamente instalados nas ZAP (Zonas de Apoio à População); a cidadãos institucionalizados, seniores e portadores de deficiência; a cidadãos com infeção COVID – 19, caso venham a existir e a carecer de ajuda; ajudar na limpeza e higienização de espaços e acolhimento temporário de animais de companhia, para além de outras ações que se venham a revelar necessárias. Esta Bolsa de Voluntários Covid 19, integra-se no Banco Local de Voluntariado que foi criado em 2012, tendo como entidade coordenadora a Câmara Municipal.
O Banco visa promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, sensibilizar os cidadãos e as organizações,
divulgar projetos e oportunidades de voluntariado, contribuir para o aprofundamento do conhecimento do mesmo e disponibilizar ao público informações sobre voluntariado. Visa ainda acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado, bem como receber solicitações de voluntários por parte de entidades promotoras, procedendo ao encaminhamento de voluntários para estas entidades e acompanhando a sua inserção. Procura-se desta maneira, desafiar, de forma livre, espontânea e responsável o indivíduo a comprometer-se a realizar ações de voluntariado nas organizações aderentes, mediante as suas competências e aptidões pessoais.

 

Por: CM Monchique