Cobertura televisiva de uma das provas mais mediáticas do motociclismo chega a milhões de lares europeus e mundiais e projeta imagem do concelho de Vila Real de Santo António em todo o mundo

Monte Gordo será palco da primeira edição da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup), uma nova competição da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), dirigida a motos e quads, cujo vencedor será conhecido entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023.

A apresentação deste evento terá lugar esta quarta-feira, dia 13 de setembro, às 15h30, em Lisboa, na sede do Automóvel Club de Portugal.

O concelho de Vila Real de Santo António estreia-se assim na organização de um dos maiores eventos mundiais da categoria, em plena época baixa, sendo esperados milhares de visitantes na Praia de Monte Gordo, entre participantes, organizadores e amantes da modalidade.

Prevê-se que a prova tenha um impacto muito positivo na economia local, desde o comércio aos setores da hotelaria e restauração, e reforce a ideia de que Vila Real de Santo António e a região do Algarve têm potencialidades para serem visitados durante todo o ano.

Estima-se que a hotelaria do concelho e das zonas limítrofes venha a registar, durante a corrida, níveis de ocupação máximos, funcionando como um estímulo para a retoma turística.

A prova é promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e conta com a organização do Automóvel Club de Portugal (ACP), sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Recorde-se que a Taça do Mundo de Corridas em Areia engloba um total de três etapas e Monte Gordo vai fazer parte do calendário desportivo internacional, ao receber os melhores pilotos do mundo para disputar o título mundial da modalidade.

O mediatismo e a exposição internacional para o concelho de Vila Real de Santo António, proporcionado pela cobertura televisiva desta prova desportiva, que chega a milhões de lares europeus e mundiais, dará a conhecer o município e a região do Algarve além-fronteiras.

Tendo em consideração a exposição mediática e o retorno económico, a autarquia irá financiar a prova com uma verba de 100 mil euros, apoio que será reavido através dos patrocínios que vierem a ser obtidos no âmbito da sua realização e através do amplo impacto positivo na economia local.

Plano de Valorização Ambiental garante sustentabilidade da prova

Para evitar qualquer impacte ambiental, foi criada uma equipa técnica responsável pela elaboração, implementação e monitorização do Plano de Valorização Ambiental.

Este plano agrega um conjunto de projetos e ações consideradas importantes na redução da pegada de carbono associada à realização do evento e no controlo dos eventuais impactes que as atividades possam gerar.

Estão igualmente previstas ações como a plantação de pinheiros, a distribuição de informação relativa a boas práticas e o reforço dos equipamentos de recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis. O circuito será também desenhado de forma a permitir que o público aceda com facilidade utilizando os acessos existentes (passadiços) e não outros.

Recorde-se que a prova reúne também todos os pareceres necessários para a sua realização, emitidos pelas entidades competentes.

De forma a monitorizar a qualidade do areal e da água serão realizadas, pela ARHAlg, análises aos parâmetros microbiológicos e aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PHAs). A recolha das amostras da areia será efetuada em três momentos distintos, nomeadamente, antes da movimentação das areias, necessárias para a criação do circuito das provas, no dia útil imediatamente a seguir à realização do evento e após a regularização do areal. Todas as movimentações de areias a realizar serão as mínimas possíveis, sendo as mesmas repostas no local logo que termine a prova.