Apesar de dizer que “trabalhar em cima de vitórias é mais confortável”, após os triunfos recentes sobre Desportivo de Chaves (2-1) e Estoril Praia (1-0), o técnico recusou “qualquer excesso de confiança” na semana de trabalho, tendo avisado que a equipa deve ter bola para contornar uma equipa algarvia que se apresentou com cinco defesas no triunfo da ronda anterior sobre o Paços de Ferreira (1-0).
“Temos de ter mais bola, mas não só por ter. Há coisas que temos vindo a melhorar. (…) O Portimonense defende de forma muito competente, tem centrais muito fortes fisicamente, que, nas bolas paradas, causam muito desconforto à equipa adversária. Temos de ter a bola como objetivo”, disse, na antevisão ao encontro marcado para as 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
O ‘timoneiro’ vitoriano lembrou ainda que o plantel nunca mudou a “forma de trabalhar” ao longo da temporada, mesmo no ciclo de oito partidas oficiais sem triunfos, entre meados de novembro e o final de janeiro, tendo ainda dito sentir os jogadores “soltos e confiantes” para defrontarem um adversário com um dos “treinadores mais experientes do campeonato”, Paulo Sérgio.
Convencido de que é preciso vencer o Portimonense para as vitórias sobre transmontanos e estorilistas terem “grande impacto” no trajeto vimaranense na I Liga, Moreno recusou comentar a hipótese de a sua equipa ascender provisoriamente ao quinto lugar, caso pontue, e preferiu reiterar o objetivo de uma segunda volta superior à primeira.
“Ninguém é mais ambicioso do que este grupo de trabalho. E sabemos qual é a responsabilidade de representar este clube. O objetivo, neste momento, é fazer melhor do que na primeira volta. Fizemos 24 pontos na primeira volta. Para já, temos seis. Depois de o conseguirmos, não tenho problemas em traçar quaisquer outros objetivos”, afirmou.
O técnico vitoriano, de 41 anos, confirmou ainda o regresso do médio francês Janvier à convocatória, após uma lesão muscular na coxa direita o ter afastado do embate com o Estoril Praia, e a ausência do médio internacional português André André, apesar de ter sido reintegrado nos treinos ao longo da semana.
“O André André fez três dias connosco, mas ainda não está [fisicamente] preparado para as exigências do campeonato e não vai para a convocatória”, adiantou.
O Vitória de Guimarães, sexto classificado, com 30 pontos, recebe o Portimonense, 11.º, com 23, em jogo agendado para as 20:30 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
Por: Lusa