No que concerne às Jornadas Técnicas Associativas, são um momento, por excelência, de partilha de assuntos de interesse para os clubes e associações algarvias.
Em debate, estarão temas como:
- “Inovação Social – oportunidades de financiamento”; que será apresentado pela Patrícia Neto Martins, Técnica da CCDR Algarve.
- “UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola”; que contará com a presença do Coordenador Nacional das UAARE – Victor Pardal.
- “O desporto como ferramenta de inclusão”; onde destacamos as presenças de José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Fausto Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Joana Santos, Atleta-campeã surdolímpica, e Luís de Brito, Presidente da Associação Teia D’Impulsos.
- “CAR – Centros de Alto Rendimento – em Portugal”; que contará com as presenças de Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto, Mário Rolla, Gestor do CAR de Vila Real de Santo António, Paulo Murta, Treinador de Atletismo, e de Kateryna Tabashnyk, Atleta de alta competição.
Um painel igualmente muito importante, será o momento em que se dará voz aos jovens e ouviremos excelentes e inspiradores testemunhos de vida, em diversas áreas: Ricardo Mariano, no empreendedorismo, Etson Barros, no desporto, Salomé Marques, em artes performativas, Rodrigo Teixeira, no associativismo, e Rafaela Vera, no social.
Os painéis “A importância da qualificação na atividade do Treinador”, “Candidatura Bandeira da Ética”, “Centro de Juventude de Faro do IPDJ – Algarve” e “Registo de Entidades Organizadoras de Campos de Férias”, ficarão a cargo dos Técnicos do IPDJ.
Estão previstos mais de 100 participantes de todo o Algarve, essencialmente, dirigentes associativos, treinadores, atletas e técnicos de desporto e juventude.
As inscrições estarão abertas até ao próximo dia 28 de novembro de 2023 e podem ser efetivadas através do link ou do e-mail faro@ipdj.pt .
Um dia que promete e que culminará de forma brilhante, com a Homenagem a Carlos Lopes. Nascido em 1947, foi um dos melhores atletas da sua geração, tornando-se uma referência a nível mundial, no que respeita ao atletismo de longa duração, e um grande orgulho nacional. Foi o primeiro português a vencer uma prova de maratona nos Jogos Olímpicos e a trazer uma medalha de ouro para Portugal, feito que escreveu para sempre a sua história e a história do desporto nacional e mundial. Pelos valores e percurso desenhado, a homenagem será também feita ao Homem, Embaixador PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto.
Por: IPDJ