O Município de Aljezur, está a desenvolver um conjunto de ações, em espaço rural e no interface urbano-florestal, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade do território aos incêndios rurais e aumentar a segurança e a resiliência da população exposta ao risco.
Até ao dia 15 de maio foram executados 86 hectares de faixas de gestão de combustível na rede primária e na rede secundária de proteção às vias de comunicação e aos aglomerados populacionais.
 
Com recurso a equipas de sapadores florestais, à equipa municipal de intervenção florestal e à máquina de rastos do município, foram realizadas diversas intervenções, nomeadamente, na faixa de gestão de combustível da rede primária entre Espinhaço de Cão e Cabeços da Bordeira, nas faixas de gestão de combustível da rede secundária entre Monte da Gorda e Monte Novo, entre a ER 267 e o Gavião (Estrada da Cerca), na subida do Vale da Maia e bermas das estradas para Monte Clérigo e Vale da Telha.
 
Estão ainda a decorrer os trabalhos na faixa de proteção ao aglomerado populacional de Odeceixe, numa área de 4,5 hectares e na faixa de proteção ao aglomerado populacional de Aldeia Velha, numa área de 19 hectares.
 
Serão ainda estabelecidos contratos-programa com os clubes de caçadores, que gerem áreas no concelho de Aljezur, para a realização de trabalhos no âmbito da prevenção estrutural, com a limpeza de parcelas de território para a diminuição da biomassa, a manutenção de faixas de gestão de combustível da rede primária e a realização de trabalhos em faixas de proteção a vias de comunicação.